Presidência

Nagelstein recebe livro sobre Jean Baudrillard

Presidente Valter Nagelstein recebe o professor Jorge Barcellos.
O presidente da Câmara (d) com o servidor Jorge Barcellos (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Valter Nagelstein (MDB), recebeu, em seu gabinete, o coordenador de cursos da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, Jorge Barcellos. O servidor presenteou o vereador com um exemplar do livro de sua autoria intitulado A Impossibilidade do Real: Introdução ao Pensamento de Jean Baudrillard.

Segundo Barcellos, o interesse pelo filósofo francês veio com a leitura de A Sombra das Maiorias Silenciosas. “A partir de então, seu enfoque original e instigante começou a influenciar meu pensamento: utilizei seu referencial teórico em minha dissertação de mestrado de 1992 e em vários trabalhos posteriores. Colaborei junto com Juremir Machado da Silva e Fernando Schüler em sua vinda à Porto Alegre, acompanhando sua produção até sua morte em 2007. Foi quando resolvi reunir meus apontamentos sobre a obra de Baudrillard e organizar um curso em Porto Alegre. O texto é produto deste curso”, explicou.

Nagelstein parabenizou o servidor da Casa e disse que esta é uma iniciativa primordial que contribui para que tenhamos mais leituras de filósofos como Baudrillard. “Ficamos felizes por saber que esta obra está nesta edição da Feira do Livro de Porto Alegre, dando a possibilidade de mais pessoas conhecerem o seu trabalho”, declarou. 

Sobre a obra

O livro apresenta uma revisão do pensamento de Baudrillard. Estruturado em seis capítulos centrais, analisa suas fontes teóricas, o papel da política, da estética, da sexualidade e do simbólico ao longo de sua obra. Tematiza o papel da cultura de massa, da morte, do terrorismo, além de dialogar com autores contemporâneos, percebendo influências reciprocas. 

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)