Neide C. Pinto revela formas inusitadas da natureza
A artista plástica Neide C. Pinto apresenta a exposição Encarnadas até 22 de agosto no T Cultural Tereza Franco da Câmara Municipal de Porto Alegre. A artista exibe 27 macrofotografias do interior de um pimentão vermelho, nas quais explora ângulos inusitados desse elemento aparentemente banal. Sob as lentes da câmera de Neide, um simples legume transforma-se em corpo, organismo. São imagens cheias de reentrâncias que questionam a matéria de que nós, humanos, somos feitos, afirma. Penetrar nas entranhas desse pimentão é descobrir a suntuosidade das formas da natureza.
A busca pela descoberta de novas formas orgânicas e a construção de sentidos múltiplos norteia estudo iniciado por Neide em 2004 na oficina de Desenho do Atelier Livre de Porto Alegre. A fotografia, que era usada como referência para seus trabalhos, transformou-se no principal veículo de expressão da artista. Na continuidade desse projeto, Neide procurou possibilidades de olhares sobre frutas e legumes, que acabaram por revelar as sofisticadas estruturas escondidas dentro dos vegetais.
Neide nasceu em Restinga Seca (RS), é professora aposentada e, desde 2003, estuda no Atelier Livre de Porto Alegre, tendo participado das oficinas de Desenho e de Arte Têxtil e do Grupo de Estudos de Fotografia. Também realizou cursos na Ufrgs (Artes Industriais), na Fundação Gaúcha do Trabalho, no Senac, na Escola Câmara Viajante, na Casa de Cultura Mario Quintana e em ateliês particulares.
A artista expôs na Galeria do Dmae, no Memorial do Rio Grande do Sul, na Usina do Gasômetro, no Fotoclube Paralelo 30, no Atelier Livre, no Aeroporto Salgado Filho, no Centro Cultural Erico Verissimo e na Casa de Cultura de Gramado. No Exterior, participou do Festival Internacional de Fotografia Aella (2006 e 2007), em Paris, e do Festimage, em Chaves (Portugal).
A exposição pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16 horas, às sextas-feiras (15 horas no último dia). Informações na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), telefone (51) 3220-4392.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)