Sessão Solene

Nilton Belsarena recebe Título de Cidadão de Porto Alegre

  • Sesso Solene de Outorga do Ttulo de Cidado de Porto Alegre ao senhor Nilton Claudio Carvalho Belsarena.
    Belsarena recebeu o diploma entregue por Alvoni Medina (d) (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Sesso Solene de Outorga do Ttulo de Cidado de Porto Alegre ao senhor Nilton Claudio Carvalho Belsarena.
    Aposentados da Anapps prestigiaram a homenagem (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene, nesta sexta-feira (1°/12), para entregar o Título de Cidadão de Porto Alegre a Nilton Claudio Carvalho Belsarena. A homenagem foi proposta pelo vereador Alvoni Medina (PRB). A sessão foi presidida pelo vereador Cassio Trogildo (PTB) e estavam presentes o ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati e a esposa do homenageado, Maria Eunice Ribas. Ao fim da sessão, Nilton foi homenageado com paródias cantadas e tocadas para ele.

Nascido em 30 de novembro de 1958, em Quaraí (RS), Belsarena fundou, em 1996, a primeira empresa nacional do ramo de serviços de assistência 24 horas. O empresário é o idealizador do projeto do crédito consignado em folha de pagamento no sistema bancário brasileiro e o criador do projeto da Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Anapps).

O vereador Alvoni Medina destacou a trajetória do homenageado. “Empreendedor e comunicador, a sua arte é a sua marca registrada”, falou Alvoni sobre o agraciado. Disse que conheceu Nilton em 2015 e, desde então, é seu parceiro na construção de uma cidade melhor para a população idosa. Encerrando seu discurso, leu uma passagem bíblica sobre coragem e fé e entregou a Nilton uma bíblia de presente.

Nilton Belsarena contou sua trajetória até o atual momento. Destacou que era de Quaraí e que veio para Porto Alegre para tentar ser jogador de futebol, mas teve seu rumo mudado pelos estudos. Primeiramente, trabalhou com previdência privada, durante um período em que havia inflação no Brasil, e aprendeu o empréstimo consignado muito bem feito por essas empresas. Isso serviu para que, ao conhecer sua esposa, no Banrisul, tivesse a ideia de fazer empréstimo consignado via banco. “Hoje este é o melhor negócio do Banco”, afirmou ele.

“Depois foquei em um produto que estava chegando no Brasil, a assistência funeral”, lembra ele. Sua empresa passou a atender translados internacionais de corpos e atuou em acidentes marcantes como os aéreos da TAM e da Gol, da Chapecoense e da Boate Kiss. “Nós transformamos o setor funerário”, declarou ele.

Em 2004, conta, criou uma associação para atender idosos, a Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Anapps). A Anapps oferece cursos de informática, cursos alfabetizantes, academia, pilates, entre outros modos de assistência para idosos, como programas preventivos de saúde. Além disso, possui um programa de televisão chamado “Pensando em Você”, cujo lema é “Saia do sofá e venha para cá!”. A associação, segundo ele, está se espalhando pelo Brasil e passará a ter uma sede campestre e uma na praia. “Quando a gente faz um projeto, faz com expectativa e dúvida”, confessa Nilton.

“É difícil tu chegares em um lugar e ser bem recebido, porque ninguém tem paciência conosco, da terceira idade”, contou ele sobre o objetivo da Anapps, que é ser um local que recebe os idosos com alegria, dignidade, humanização, buscando resgatar sua autoestima. Explicou, ainda, sobre a origem do símbolo da Associação, que é um girassol por causa da prosperidade que representa, e sobre o uniforme de seus funcionários, que lembra o de comissário de voo para “fazer uma viagem pelo planeta da felicidade”.

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)