Institucional

No Jogo da Solidariedade, vereadores vencem deputados

Tarciso dribla Cassiá para marcar o primeiro gol dos vereadores Foto: Bruno Todeschini
Tarciso dribla Cassiá para marcar o primeiro gol dos vereadores Foto: Bruno Todeschini

Nem deputados, tão pouco vereadores. A grande vencedora do amistoso realizado na manhã deste domingo (24/5), no Estádio Passo D"Areia, zona norte da Capital, entre a Câmara Municipal de Porto Alegre e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi a solidariedade. Parlamentares vestiram a camiseta e realizaram uma bela partida de futebol que arrecadou alimentos para instituições carentes. O torcedor que entrava no estádio doava 1kg de alimento. Dentro de campo, o placar foi de 2 a 1 para vereadores. Tarciso Flecha Negra (PDT) e Marcello Chiodo (PTB) marcaram para a Câmara. Kalil Sehbe (PDT) descontou para os deputados.

Com o clima de confraternização, a partida iniciou com o domínio do time da Assembleia, com boas jogadas de Kalil e José Sperotto (DEM), que obrigaram o goleiro da Câmara, Aldacir Oliboni (PT) – destaque da partida – a realizar grandes defesas. Mas foi em um contra-ataque que Tarciso, após lançamento de Mauro Zacher (PDT), driblou o marcador e marcou 1 a 0 para os vereadores. No segundo tempo, nova pressão dos deputados que pararam outra vez nas mãos de Oliboni e no sistema defensivo comandado por Nilo Santos (PTB). Em jogada rápida, Chiodo ampliou para a Câmara: 2 a 0. Coube a Kalil descontar com um bonito gol. Placar final, 2 a 1 para a Câmara Municipal.

Solidariedade

O presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), destacou que a solidariedade deve ser exercida diariamente. “Este foi um grande momento. Gostaria que o jogo estimulasse também a doação de órgãos, de sangue e de medula óssea. Estas atitudes garantem a vida”, alertou. O técnico da Câmara, vereador Alceu Brasinha (PTB), ressaltou a demostração de grandeza e o envolvimento dos parlamentares. “Vamos propor outros jogos assim, com outras câmaras, para ajudar as pessoas”, destacou.

Para o treinador da Assembleia, deputado Cassiá Carpes (PTB), o mais importante “não é o resultado, e sim a confraternização e a solidariedade”. Sobre o jogo, Cassiá sentenciou: “Quem não faz, leva”, brincou. Já Kalil Sehbe argumentou que “o mais bonito é a vitória da solidariedade. Todos são vitoriosos porque estes alimentos arrecadados fazem diferença na vida das pessoas”, destacou.

Ao término do jogo, deputados e vereadores receberam medalhas alusivas ao jogo, e aproveitaram para entregar um placa de agradecimento ao Esporte Clube São José. O anfitrião completa neste domingo 96 anos de idade. A partida contou, ainda, com transmissão ao vivo pela TV Câmara/TV Assembleia (Canal 16 da Net) e pela Radio Câmara pela Internet.

Confira a galeria de fotos do Jogo da Solidariedade

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)