Presidência

Novo reitor da UFRGS visita o Gabinete da Presidência

Presidente Reginaldo Pujol recebe a visita do reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões, e do professor Geraldo Jotz (de branco).
Bulhões, Pujol e Jotz hoje na Câmara (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal  de Porto Alegre, vereador Reginaldo Pujol (DEM), recebeu no início da noite de hoje (25/9) o novo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos André Bulhões Mendes, que veio acompanhado do pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais, Geraldo Pereira Jotz.

Entre outros temas, eles conversaram sobre os planos e os projetos da instituição de ensino ainda neste período de pandemia e para os próximos anos.

Aluno da UFRGS nos anos 80, Bulhões Mendes é engenheiro civil alagoano e está radicado há 30 anos em Porto Alegre e tem uma relação afetuosa com a cidade onde fez sua família.

Entre seus pilares mais importantes para a gestão que vai até 2024 está usar mais os cérebros da universidade para apoiar a sociedade. Ele já foi agraciado em 2018 com o Troféu Câmara Municipal  por suas pesquisas e contribuições frente a questões ambientais na capital. “Temos três bandeiras. A primeira delas e mais essencial é o financiamento da educação pública de ensino superior, também queremos combater e diminuir a evasão universitária, queremos que o aluno saia da UFRGS com diploma na mão. E a terceira frente que queremos trabalhar é o diálogo dentro da universidade e fora dela."

Jotz, que é médico, complementou o colega dizendo que um dos objetivos dessa administração é aproximar cada vez mais a universidade federal da comunidade gaúcha.

O encontro durou cerca de uma hora e o presidente Pujol desejou sorte e reiterou a importância da relação entre as duas importantes instituições públicas da capital gaúcha: “Foi uma honra receber essa visita ainda na primeira semana de trabalho da nova equipe. Mostra a intenção de boas relações. Me pareceu uma personalidade extremamente conciliadora e diplomata. Nosso objetivo de fazer um mandato em que a CMPA funcionasse normalmente em ano eleitoral está sendo alcançado, mesmo em um ano tão atípico, estou convencido de que estamos conseguindo. O bom relacionamento com a UFRGS é muito importante porque a universidade é o centro e o laboratório das ideias.”

 

 

 

 

Texto

Mariana Bertolucci
Reg. prof. 8479

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)