Plenário

Núcleo de escolta da Susepe é homenageado pelo Legislativo da Capital

Período de comunicações em Homenagem ao NSD/DSE – Núcleo de Segurança e Disciplina/Divisão de Segurança e Escolta da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul
Servidores e vereadores em foto após a homenagem (Foto: Isabelle Rieger/CMPA)

O Núcleo de Segurança e Disciplina/Divisão de Segurança e Escolta da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul (NSD/DSE) foi homenageado pela Câmara Municipal de Porto Alegre na tarde desta segunda-feira (28/3) por requerimento do vereador Alexandre Bobadra (PSL). Segundo o vereador, que é da categoria de policiais penitenciários, o núcleo é responsável pela transferência de 1.200 a quase 2.000 presos todos os meses, tanto dentro do estado como para outros estados, geralmente por via terrestre. "A função da polícia penal do Rio Grande do Sul não é simplesmente manter a segurança, tratamento e administração de mais de 150 casas prisionais mas garantir o sono de quase 15 milhões de gaúchos", disse Bobadra.

Márcio da Rosa Machado, diretor do DSE, agradeceu em nome da categoria e disse que a homenagem reforça o comprometimento dos servidores com a sociedade gaúcha. O diretor falou que a divisão de Segurança e Escolta está sempre comprometida em executar um bom serviço, mesmo sendo uma situação onde seus agentes têm de colocar suas vidas em risco.

Fernando Demutti, ex-diretor do DSE e atual delegado penitenciário da 7ª região, agradeceu a homenagem e observou que a divisão é “composta por 100 homens e mulheres determinados, dedicados e que trabalham diuturnamente, não medindo esforços para devolver um grande trabalho para a comunidade gaúcha”. O delegado disse que esses agentes, muitas vezes com recursos próprios, usam seu tempo de folga para se qualificar e treinar, pois “esta é a única garantia de que voltarão com vida para casa”. Para finalizar, Demutti considerou este um dia muito importante para a Segurança Pública gaúcha.

Texto

Matheus Riskalla (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)