Janeiro Branco

O mundo pede saúde mental

2ª Caminhada do Janeiro Branco em Porto Alegre
2ª Caminhada do Janeiro Branco em Porto Alegre

O mundo pede saúde mental - este foi o tema de uma grande mobilização de pessoas na manhã deste domingo (8) para a realização da Il Caminhada Janeiro Branco, no Brique da Redenção, em Porto Alegre. 

Dando as boas-vindas a todos os presentes a vereadora Psicóloga Tanise Sabino saudou os participantes, lembrando o objetivo da caminhada e como este ato pode ser um convite para reflexão e mudança de hábitos: "Agradeço a presença de cada um aqui nesta caminhada. Este é o mês dedicado para refletirmos sobre a saúde mental. Precisamos falar sobre este tema, que ainda, é permeado de preconceitos. É possível sim ter uma vida mais saudável e com equilíbrio. Para isso, precisamos de dois pilares: de um lado, políticas públicas e de outro, no aspecto mais individual, mudanças de atitudes e comportamentos", afirmou a vereadora. 

Tanise também agradeceu a presença do Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo e de seu apoio no desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas de saúde mental. Tanise vem batalhando - entre outras tantas ações - pela implantação de um CAPS infantil que atenda a Zona Sul da Capital e região das ilhas, pelo centro de autismo e também pela efetivação do  serviço de psicologia nas escolas. 

O Prefeito Sebastião Melo vestiu literalmente a camiseta e participou de toda a caminhada: "Acredito que o melhor caminho é sempre a conscientização. Por isso gostaria de cumprimentar a Vereadora Tenise e o Deputado Sabino por esta iniciativa e pela organização deste movimento", afirmou Melo.

Presente ao evento, o Presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Gerson Junqueira, destacou o apoio da entidade e fez uma reflexão sobre Saúde Mental: "esta pauta é muito importante e a AMRIGS não poderia deixar de se somar a ela, pois traz consigo outros temas de grande importância para a saúde como o suicídio, a dependência química, o autismo, a oferta de leitos e atendimento especializado". 

O Presidente do Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS), Carlos Sparta - que já havia manifestado o apoio ao trabalho desenvolvido pela vereadora psicóloga Tanise dentro da área Saúde Mental em outras ocasiões veio participar da caminhada e reiterar a importância deste propósito: "Parabéns Vereadora Tanise Sabino pela iniciativa, pois discutir a saúde mental é muito importante, principalmente, depois de tudo que vivemos nos dois últimos anos!".

“As pessoas podem ter muitos focos e objetivos, mas o principal é sempre cuidar de sua saúde mental. Estando bem com sua mente, tudo o mais vai andar bem. A saúde mental é a base para que a pessoa tenha uma família bem organizada, entendendo seu papel dentro dela”, salientou o deputado Elizandro Sabino, autor da lei que instituiu, em 2019, a Campanha Janeiro Branco no Rio Grande do Sul. 

Estiveram presentes no evento o Secretário de Saúde, Richard Dias; o vice presidente da AMRIGS Paulo Morassutti; o representante a Comissão de saúde da OAB, Lucas Lazzaretti; o presidente do NAREP, Idelfonso Cruz da Silva; presidente do Grupo Nata Leonardo Aguirre; presidente do Projeto Mais Famílias Adriano Alvese, a Coordenadora do Grupo Gestar Natascha Saul, Vereador Valdir Cardoso (PP-Sapiranga), a Marenilda Silva de Bortoli, Diretora Administrativa do Hospital Presidente Vargas e Alceu Gomes, Diretor Técnico do Hospital Presidente Vargas. Também estavam presentes diversos profissionais da saúde, servidores públicos, apoiadores a causa e lideranças das cidades de Porto Alegre, Sapiranga, Ivoti, Novo Hamburgo, Guaíba, Sentinela do Sul, Eldorado do Sul, São Leopoldo, Alvorada, Gravataí, entre outras. 

A II Caminhada Janeiro Branco foi promovida pela Vereadora Tanise Sabino, que preside a Frente Parlamentar de Promoção da Saúde Mental na Câmara de Vereadores e pelo Deputado Estadual Elizandro Sabino, autor da Lei que instituiu, em 2019, a Campanha Janeiro Branco no estado do Rio Grande do Sul.