IMPEACHMENT

Oitiva de empresária é adiada novamente por problemas de conexão

Depoimento presencial de Marta Rossi será realizado na próxima quinta-feira (15/10)

Reunião da comissão processante que analisa o pedido de impeachment do prefeito Nelson Marchezan Jr. Depoimento, por meio de vídeo conferência, da empresária Marta Rossi.
Empresária será ouvida novamente na quinta-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A primeira reunião desta terça-feira (13/10) da comissão processante que analisa o pedido de impeachment do prefeito Nelson Marchezan Júnior precisou ser novamente transferida por problemas na conexão de internet da empresária Marta Rossi, arrolada como testemunha de defesa. Moradora de Gramado, onde atua na organização de eventos, a empresária iniciou o depoimento, mas o áudio com atraso e falhas gerou o  pedido de transferência da reunião, que será realizada de forma presencial na próxima quinta-feira (15/10). Esse foi o segundo adiamento da oitiva de Marta Rossi, que também teve problemas de conexão no último dia 5.

Antes da suspensão desta terça, a empresária se apresentou e respondeu a perguntas do presidente da comissão, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), e do relator, Alvoni Medina (Republicanos). A depoente, que possui empresa de organização de eventos há 32 anos, disse conhecer Marchezan a partir da sua participação como deputado e depois como prefeito na Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), evento que envolve órgãos públicos e governantes de todo Brasil, bem como representantes do turismo em outros países. Também respondeu que sua relação com o gestor é profissional.

Questionada sobre a realização de alguma feira de turismo de negócios em Porto Alegre em 2019 e 2020 e, em caso de existência, o relacionamento da mesma com as propagandas veiculadas pela prefeitura fora do estado, Marta Rossi explicou que seu mercado de trabalho é Gramado e que não sabe especificar os eventos que ocorreram na Capital nos dois anos. Entretanto, disse que Porto Alegre tem recebido muitos eventos corporativos, sendo o 5º destino do país no ramo. Conforme ela, a cidade, Gramado e Bento Gonçalves são os pólos do turismo de negócios e eventos no Rio Grande do Sul. Enfatizando a importância do setor para a economia, acrescentou que o turismo movimenta outros 40 segmentos da cadeia produtiva.

Indagada acerca do aumento dos serviços do bureau de turismo de feiras e negócios em Porto Alegre após os anúncios, a empresária disse não ter conhecimento das propagandas, mas disse ser importante divulgar o setor. Com relação ao aumento da ocupação de hotéis, disse não saber o percentual, mas que houve aumento “bastante sensível”. Conforme ela, as informações de entidade representativa do setor indicam grande aumento na hotelaria e na gastronomia devido ao turismo de negócios. “Isso se deve muito ao empenho feito para que Porto Alegre se tornasse um dos principais destinos do turismo de negócios”, afirmou, acrescentando que o Rio Grande do Sul é hoje “um grande portão de entrada para  o turismo de negócios na América Latina”. 

A partir deste ponto, o áudio foi considerado “ininteligível” pelo advogado de defesa do prefeito no processo, Roger Fischer, que pediu para que a testemunha fosse ouvida em outra oportunidade de forma presencial. O vereador Ramiro Rosário (PSDB), membro da comissão, também defendeu nova data para a oitiva, tendo em vista as dificuldades técnicas para a trasmissão do áudio. Marta Rossi dará continuidade ao seu depoimento às 10h de quinta-feira, no Plenário Otávio Rocha da Câmara. 

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)