ONG Grupal conscientiza sobre o Fevereiro Roxo
Compareceu ao período de Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre desta segunda-feira (19/02) a entidade voluntária Grupal, que reúne pessoas com doenças reumáticas. A representante da ONG, psicóloga Júlia Bloise, explicou que o objetivo da campanha Fevereiro Roxo é promover o debate sobre doenças crônicas. “Falar sobre o Fevereiro Roxo é falar sobre lúpus, fibromialgia e Alzheimer, o que é muito importante, porque são doenças que causam grande impacto na vida das pessoas”, destacou a psicóloga.
Bloise ressaltou a necessidade de oferecer qualidade de vida para pessoas que enfrentam essas doenças e sobre a necessidade de políticas públicas que garantam proteção a elas. “Ter um diagnóstico desses não significa que não se possa ter uma boa qualidade de vida. O que pode nos ajudar nesse processo é o acesso à informação, diagnóstico precoce e início do tratamento precoce também, para evitar a progressão da doença”.
A psicóloga também agradeceu ao vereador José Freitas (Republicanos), que propôs a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Doenças Reumáticas.