SESSÃO SOLENE

Onyx Lorenzoni recebe título de Cidadão de Porto Alegre

  • Outorga do Titulo de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao Sr. Onyx Dornelles Lorenzoni
    Solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Outorga do Titulo de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao Sr. Onyx Dornelles Lorenzoni
    Onyx Lorenzoni (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma sessão solene nesta terça-feira (8/8) para entregar o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Onyx Lorenzoni. O proponente da homenagem foi o vereador Alexandre Bobadra (PL). A sessão ocorreu no Plenário Otávio Rocha e foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB).

“É um privilégio e uma honra presidir esta sessão”, afirmou Sossmeier. Ele destacou o histórico político do homenageado e afirmou que Onyx é “um político atuante e de vasta trajetória na defesa dos porto-alegrenses e de todos os gaúchos”.

“Depois de 28 anos de vida pública, já passava da hora de a gente homenagear” Onyx Lorenzoni, afirmou Bobadra. Ele disse que Onyx “é cristão, defensor das liberdades. Entre as suas prioridades, estão o direito à legítima defesa, a segurança pública, a defesa da propriedade privada, agricultura, educação, redução de impostos e combate à corrupção. Foi reconhecido como um dos parlamentares mais combativos do Congresso Nacional”.

Bobadra destacou que Onyx coordenou a transição entre os governos dos presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro, e que foi ministro de diferentes pastas no mandato de Bolsonaro. “Em 2018, tive a felicidade de concorrer a deputado federal na mesma chapa que o Onyx. A diferença é que ele fez 200 mil votos, e eu, 20 mil”, brincou o vereador.

O vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, destacou que o homenageado é um “político que ao longo de todo o seu percurso manteve a mesma visão de mundo” e relembrou que sua própria trajetória iniciou no antigo Partido da Frente Liberal (PFL), incentivado por Onyx.

“Carregarei como um dos melhores momentos da minha vida pública o carinho e o reconhecimento de hoje da Câmara Municipal de Porto Alegre”, afirmou Onyx. “A liberdade é um valor inafastável na vida de uma nação que deseja alcançar a prosperidade. É esse caminho que permite a um ser humano encontrar a felicidade”, disse.

“A cidade de Porto Alegre é cada dia mais bela e mais alegre, porque aqui se trouxe os princípios da liberdade e de servir a população”, afirmou o homenageado. “Aqui, pode-se realizar qualquer sonho que um porto-alegrense tenha”, disse, destacando que “o porto-alegrense é apaixonado por sua cidade. Quanto mais longe fica, gosta mais ainda de Porto Alegre”.

Histórico

Onyx Dornelles Lorenzoni nasceu em Porto Alegre, em 1954. É formado em medicina veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Exerceu cinco mandatos de deputado federal pelo Rio Grande do Sul. Como parlamentar na Câmara Federal, presidiu a Comissão de Agricultura entre 2008 e 2009. Foi membro de dez Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), entre elas, da CPMI do Correios, CPMI do Cachoeira e CPMI da Petrobras, e relator da Subcomissão de Normas de Combate à Corrupção e da comissão que analisou medidas de combate à corrupção. Onyx foi considerado um dos cem parlamentares mais influentes do Congresso pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

Foi ministro de Estado extraordinário em 2018, nomeado pelo ex-presidente da República Michael Temer para coordenar a equipe de transição para o governo do presidente Jair Bolsonaro. No governo deste, foi ministro-chefe da Casa Civil, ministro da Cidadania, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência e, por fim, ministro do Trabalho e Previdência.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)