Presidência

OP: Câmara participa de assembleia na região nordeste

Moradores da região Nordeste estiveram na assembleia do OP Foto: Fernanda Westerhofer
Moradores da região Nordeste estiveram na assembleia do OP Foto: Fernanda Westerhofer

Na tarde deste sábado (28/4), o vereador Mauro Zacher(PDT), presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, participou da assembleia do Orçamento Participativo (OP) 2012/2013 para definição de prioridades de investimentos e análise de projetos já implementados na região nordeste da cidade. A reunião, que ocorreu na Escola Municipal Deputado Vitor Issler, contou com a presença do prefeito José Fortunati, secretários municipais, lideranças comunitárias e centenas de moradores.  Composta pelo bairro Mário Quintana, com 36.602 habitantes, a área corresponde a 2,60% da população do município, conforme dados preliminares do Censo 2010.

O Executivo Municipal apresentou o trabalho realizado nesta região, a partir de 27 demandas priorizadas no último OP, com a reserva de um orçamento de aproximadamente de R$ 3 milhões, conforme documentos mostrados em telas pelo secretário da Governança, Cézar Busatto, que destacou "o alto índice de cidadania reveleado pelas comunidades pertencentes a região nordeste". Além disso, o secretário esclareceu novidades aplicadas ao processo de consolidação do Orçamento Participativo.

Entre elas a inclusão de  sistemas online para promover maior participação dos cidadãos nas escolhas de ações e benefícios às suas comunidades ou aos temas que consideram mais importantes; "além de possibilitar transparência", explicou Busatto. Ele lembrou que os interessados podem acessar a página da prefeitura na Internet para informações e participação no OP, baixar o aplicativo do OP no celular para acompnhar orçamento, prioridades e transcursos de obras, acessar o facebook e acompanhar as assembleias em tempo real, pela Internet.

O prefeito José Fortunati ouviu as demandas dos moradores e falou sobre "todo o trabalho que está sendo feito em prol do crescimento e modernização desta Cidade". Fortunati reafirmou a importância do Orçamento Participativo aos trâmites da administração pública, ao exaltar a necessidade de organização das comunidades para "priorizações".

Ferramentas

O vereador Mauro Zacher elogiou as diferentes ferramentas e plataformas de comunicação disponibilizadas pelo Executivo Municipal "para que todos os cidadãos possam participar ou acompanhar o Orçamento Participativo". Zacher, que considera o OP uma "ferramenta de suma importância à administração democrática", manifestou contentamento com o crescimento do número de pessoas que participam do OP, com a organização do sistema de
escolhas.

O parlamentar ressaltou que a Câmara Municipal está presente em todas as reuniões do OP, através dos vereadores, "os quais fiscalizam a implementação das demandas das comunidades e a efetividade do Orçamento em questão". Zacher concluiu que o Legislativo está à disposição de todos "para construção de políticas públicas que possibilitem o bem de todos".

Angélica Sperinde(reg.prof. 7862)