Plenário

Orquestra Villa-Lobos será patrimônio cultural imaterial de Porto Alegre

  • Presidente Valter Nagelstein comparece a concerto em homenagem aos 70 anos do Estado de Israel, com a Orquestra Villa-Lobos.
    Projeto da orquestra foi criado há 30 anos (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Movimentação de Plenário. Na tribuna, o vereador Aldacir Oliboni.
    Aldacir Oliboni (PT) (Foto: Júlia Urias/CMPA)

O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (19/6) projeto de lei que declara como patrimônio cultural imaterial do Município de Porto Alegre a Orquestra Villa-Lobos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos. A proposta é uma iniciativa do vereador Aldacir Oliboni (PT).

"A Orquestra Villa-Lobos é um programa de educação musical desenvolvido há 30 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos e tem por objetivo proporcionar a crianças e jovens da Lomba do Pinheiro, periferia de Porto Alegre, o acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas coletivas, socializadoras e transformadoras. Em parceria com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis, o programa garante mais de 300 atendimentos gratuitos por semana, em seis locais da comunidade, contando com variadas oficinas de música, desde a musicalização infantil até a formação de músicos e educadores musicais. O grupo artístico principal é composto por 30 integrantes", justifica o autor.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)