Institucional

Outubro Rosa conscientiza sobre o câncer de mama

Durante o mês de outubro, a Câmara Municipal de Porto Alegre fará parte das comemorações do Outubro Rosa, movimento que simboliza a luta contra o câncer de mama. Anualmente, cerca de 12 mil brasileiras morrem por conta da doença. Porto Alegre é uma das capitais com o maior grau de ocorrência deste tipo de câncer – estima-se que 120 novos casos surjam a cada 100 mil mulheres por ano, sendo que em 2005 foram registradas 26,3 mortes sobre o mesmo índice. 

Para participar da campanha, faixas rosas foram estendidas ao longo da fachada da Câmara desde o início do mês, e fitas da mesma cor foram distribuídas às funcionárias. Além disto, haverá ainda uma programação especial. Confira:
 
- 12/10, quarta-feira – A presidente Sofia Cavedon (PT) e vereadores estarão na Ouvidoria no Brique da Redenção (Parque Farroupilha). A atividade inicia às 10h.
 
- 13/10, quinta-feira – Durante a Sessão Ordinária no Plenário Otávio Rocha (Av. Loureiro da Silva, 255 – 2º andar), a Quinta Temática terá como convidada a mastologista Betina Vollbrecht, do Centro de Mama do Hospital São Lucas da PUCRS. Ela falará sobre detalhes da doença e métodos de prevenção.
 
Material informativo impresso e eletrônico também será produzido e entregue à população, com periodicidade semanal, durante o mês de outubro. Para as próximas semanas, outras atividades ainda serão confirmadas. Orientações práticas sobre o autoexame para detectar o câncer de mama podem ser obtidas no ambulatório, que fica no térreo da Casa Legislativa. O telefone é (51) 3220-4153.

Outubro Rosa
 
Comemorado no mundo todo, o movimento iniciou nos Estados Unidos, onde vários governos estaduais mantinham ações referentes ao câncer de mama durante o mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso, tornou-se o mês nacional de prevenção do câncer de mama naquele país. Em 1997, foram registradas as primeiras comemorações e ações voltadas ao tema, todas focadas na prevenção e no diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam com os laços cor-de-rosa, principalmente nos locais públicos; depois surgiram outras ações como corridas, desfiles de moda e partidas de boliche. Atualmente, as comemorações espalham a cor por pontos turísticos de várias cidades, com iluminação ou faixas de tecido. No Brasil, até o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, já recebeu as cores do movimento.
 
Mais informações:
www.pink-october.org
www.outubrorosa.org.br

Darlene Silveira (reg. prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência