Plenário

Paróquia São Jorge expõe suas atividades na comunidade

O padre Sérgio Belmonte convidou a todos para a festa e a procissão do dia 23 de abril.

  • Tribuna Popular com a Paróquia São Jorge sobre o trabalho desenvolvido com à comunidade da Capital. Na foto: Padre Sérgio Augusto Belmonte
    O sacerdote ocupou a Tribuna Popular da Câmara nesta quarta (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Tribuna Popular com a Paróquia São Jorge sobre o trabalho desenvolvido com à comunidade da Capital.
    Paroquianos levaram a imagem de São Jorge para o Plenário (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

As atividades desenvolvidas pelas pastorais e pelos movimentos da Paróquia São Jorge junto à comunidade do Partenon e de outros bairros foram apresentadas na Tribuna Popular durante a sessão desta quarta-feira (12/4) na Câmara Municipal de Porto Alegre. O padre Sérgio Augusto Belmonte usou o espaço para falar do papel que a Paróquia exerce na Zona Leste e também para convidar os vereadores e funcionários para a 64ª Festa de São Jorge e sua procissão, que acontecerá no dia 23 de abril. 

"É uma igreja aberta para todos, inclusive um modelo de convivência para todas as religiões'', disse padre Sérgio ao definir a Paróquia São Jorge. O sacerdote lembrou que o templo está localizado em uma região onde há quartéis do Exército, presídio, hospitais, escolas "e muitas pessoas, que, além de buscarem alimentos, roupas e materiais de todo o tipo, também buscam carinho e esperança em suas vidas". Segundo ele, a devoção de São Jorge vai se firmando cada vez mais como um fenômeno religioso em Porto Alegre. "O sonho da Igreja é a construção de um centro social", afirmou. 

A procissão da 64º Festa de São Jorge, que acontece em 23 de abril, foi um dos principais pontos destacados na tribuna. De acordo com o padre, a festa é o segundo maior evento religioso que acontece na cidade, com a expectativa de mais de 100 mil pessoas passando pela Igreja no dia. A missa será realizada embaixo do Viaduto São Jorge, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida trazida de São Paulo e, pela primeira vez, com o efetivo da Brigada Militar sendo comissão de frente da procissão. "Uma demonstração de fé muito bonita, com a presença de profissionais da segurança", disse. A importância do local da missa também foi celebrada pela Paróquia, já que, pelo viaduto, passam pessoas do Norte ao Sul de Porto Alegre. Em suas considerações finais, o padre Sérgio Augusto agradeceu a atenção dos vereadores e ao presidente da Casa pela recepção. O pároco ainda agradeceu a atenção dos vereadores pela recepção.

O vereador Matheus Ayres (PP) agradeceu a visita da comunidade que realiza atividades religiosas e sociais no espaço da Paróquia e parabenizou a organização da 64ª Festa de São Jorge. "Contando apenas com recursos próprios e doações particulares, este um é novo jeito de se relacionar que muito me alegra", reforçou. Ayres se disse contente, pois, mesmo diante de um cenário de desilusão com a corrupção, exposta na Operação Lava-Jato, e lutas pela democracia em países como a Venezuela, na Semana Santa os cristãos celebram a paixão de Jesus Cristo. O vereador encerrou seu discurso lendo um texto que tratava da importância de acompanhar as pessoas dirigindo a política para o bem comum. 

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)