TRIBUNA POPULAR

Paróquia São Vicente Mártir promove romaria

  • Tribuna Popular com a Paróquia São Vicente Mártir sobre a 19ª Romaria em Louvor a Nossa Senhora Desatadora de Nós.
    Paróquia ocupou o espaço de Tribuna Popular na sessão desta segunda-feira (Foto: Júlia Urias/CMPA)
  • Tribuna Popular com a Paróquia São Vicente Mártir sobre a 19ª Romaria em Louvor a Nossa Senhora Desatadora de Nós. Na foto, o padre Batista Vieira.
    Padre Batista Vieira (Foto: Johan de Carvalho/CMPA)

No período de Tribuna Popular da sessão desta segunda-feira (4/11) da Câmara Municipal de Porto Alegre, a Paróquia São Vicente Mártir compareceu para divulgar a 19ª Romaria em Louvor a Nossa Senhora Desatadora de Nós. “Venho aqui hoje trazer junto com este povo uma fonte inexorável de graças: a nossa mãe. Muitos sedentos vêm encontrar saciedade nas bênçãos que jorram desta mãe. A Nossa Senhora Desatadora de Nós é um porto seguro a várias pessoas que procuram encontrar uma esperança em suas vidas“, afirmou o representante da igreja, padre Batista Vieira.

O evento, que ocorrerá entre os dias 22 e 30 de novembro, tem por objetivo ajudar as pessoas a superar obstáculos e dificuldades em suas vidas. “As pessoas entregam, na mão desta mãe tão querida, seus nós, e ela, com carinho de mãe, desata os cordões dos seus filhos, tanto dos calados quanto das roupas. Ela também desata os nós dos fiéis, trazendo assim mais confiança, esperança e por consequência mais felicidade para o povo”, disse o clérigo. A celebração contará com atividades como carreatas, desfiles, procissões e almoços em comunidade.

Cronograma 

Novena de preparação (reza em conjunto durante um período de nove dias): de 22 a 30 de novembro, sempre às 19h30. 

No dia 30, na nona noite da romaria, haverá uma carreata até a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada na Rua Padre João Batista Reus, 1133, no bairro Tristeza.

01/12 - Festa de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. 

No dia do coroamento com a romaria, às 9h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, haverá uma procissão (marcha solene em que padres e outros clérigos desfilam carregando imagens veneráveis, seguidos pelos fiéis) até a Paróquia São Vicente Mártir, onde, às 10h, será realizada uma missa campal em frente à igreja. Ao meio-dia, será servido um almoço festivo.

— Visitas na Paróquia São Vicente Mártir

Toda quarta-feira, às 6h30, 9h30, 15h30 e 19h30 - Momentos celebrativos para entregar os nós a Maria, Mãe de Deus.

A igreja 

A história da Paróquia São Vicente Mártir teve início na década de 1950. Em 1958, um grupo de católicos reunia-se para rezar o terço às quintas-feiras das 20 às 22h, numa sala cedida pelo senador Alberto Pasqualini. O terreno da instituição foi doado pelo ex-presidente João Goulart, com a notificação de que a capela deveria ser construída levando o nome de São Vicente, em homenagem a seu pai, Vicente Rodrigues Goulart. Com o início da ditadura militar de 1964, a igreja quase perdeu seu terreno, pois as escrituras não estavam assinadas e Jango havia sido exilado para o Uruguai. A assinatura final da doação foi obtida e reconhecida no Uruguai no dia 17 de setembro de 1964, com a anuência das autoridades daquele país e do consulado brasileiro. A paróquia foi construída em 22 de janeiro de 1965, tendo como primeiro pároco o padre Egídio Fink.

Texto

Renata Rosa (estagiária de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)