Ordem do Dia

Parques e áreas de lazer deverão ter equipamentos adaptados

Vereadores Tessaro, Dj Cassiá, Canal e Pancinha no plenário Foto: Bruno Todeschini
Vereadores Tessaro, Dj Cassiá, Canal e Pancinha no plenário Foto: Bruno Todeschini

O plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira (16/12), projeto que prevê a instalação de brinquedos adaptados a crianças com deficiência física ou mental em áreas públicas de lazer e recreação. O autor é o vereador Waldir Canal (PRB).

O vereador observa que, devido às limitações de suas condições físicas, as crianças portadoras de deficiências são, em muitos casos, isoladas, incorrendo na segregação para o acesso e uso dos espaços. Para ele, a garantia de espaços adaptados para deficientes nos parques e áreas de lazer tende a cooperar para com a ressocialização das crianças que passam boa parte do tempo em instituições especializadas.

"A instalação de brinquedos adaptados nos parques e áreas de lazer permitirá que a criança com deficiência, em geral mais retraída devido à dependência motora, desfrute do prazer de brincar com liberdade, em perfeita harmonia com as outras crianças. O ato de brincar possui um efeito biológico e psíquico estimulante, contribuindo positivamente para o crescimento pessoal".

Também foi aprovada emenda, da vereadora Maria Celeste (PT), que diz que as despesas para implementação dos equipamento referidos na Lei serão disponibilizados por intermédio de aprovações nas leis orçamentárias subsequentes ao vigor do texto.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)