Sessão Solene

Pastor João Oliveira de Souza é Cidadão Emérito da Capital

  • concede o título de cidadão emérito de Porto Alegre ao senhor João Oliveira de Souza.
    O vereador Elizandro Sabino entregou diploma ao homenageado (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • concede o título de cidadão emérito de Porto Alegre ao senhor João Oliveira de Souza. Na foto, sr. homenageado, Pastor João Oliveira de Souza.
    O pastor da Assembleia de Deus agradeceu pelo reconhecimento (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu, na noite desta terça-feira (28/6), no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, sessão solene para conceder o Título de Cidadão Emérito da Capital ao pastor João Oliveira de Souza, da Assembleia de Deus. A iniciativa foi do vereador Elizandro Sabino (PTB), pastor da mesma igreja.

Para Sabino, o pastor João caracteriza-se por ser um homem humilde, que entregou sua vida à missão de cultivar a preciosa semente que é a palavra de Deus. “Ele traz consigo os ensinamentos de seu sumo pastor e faz da obediência uma marca em seu ministério. João aceitou Jesus em seu coração por vontade própria aos cinco anos de idade e foi batizado aos 11. Com 13 anos, recebeu um chamado de Deus para que entregasse sua vida a serviço do Senhor", relembra o vereador, acrescentando: “A partir de então, sempre na Assembleia de Deus, galgou postos na hierarquia da instituição, tornando-se pastor aos 33 anos. Desde então, professou no Litoral Norte, em Porto Alegre, Passo Fundo e Santa Maria.”

Ainda de acordo com o proponente, que destacou a presença de todos líderes religiosos e pastores dos 46 distritos da cidade que lotaram as galerias do plenário, a solenidade foi uma noite histórica para a Assembleia de Deus. “Hoje, quando a Câmara presta essa homenagem ao pastor, está também realizando uma devoção a toda igreja evangélica e à Assembleia de Deus do Rio Grande do Sul. Este título para a nossa igreja se reverte com caráter de excepcionalidade. Em mais de 90 anos de igreja, é a primeira vez que um pastor recebe esta condecoração”, ressaltou Sabino, afirmando que o homenageado é um exemplo de ministério para ele e para todos os demais pastores brasileiros.

Homenageado

Ao lado de sua esposa, Eunice de Souza, o pastor João Oliveira de Souza reiterou sua gratidão pela oportunidade e reconhecimento. “Agradeço a Deus que me deu vida para estar aqui. Agradeço a minha amada igreja, Assembleia de Deus, que, se não fosse por ela, eu também não estaria aqui. Em especial ainda, eu gostaria que meus pais, que já partiram, estivessem aqui para poder ver o seu filho honrado, nesta Casa. Eu tenho com muita alegria a família que Deus me deu. Minha companheira e fiel escudeira, Eunice, companhia de choro, na alegria e na pobreza. Meu filho Jonathas e minha filha Jerusa. E tenho aqui nesta oportunidade representada a nossa grande família. As nossas congregações são espalhadas por todos os bairros para que todos os membros possam congregar”, observou, ao comentar que não existe um auditório na Capital, que consiga reunir em um único espaço físico, toda família da Assembleia de Deus.

O pastor ainda afirmou: “Minha missão que aprendi como apóstolo é que a fé sem obras é morta. A teologia nos encaminha a isso, para não somente dizer 'ama a teu próximo, como a ti mesmo', mas, sim, materializar em ações o teu amor. Eu tenho certeza de que sairei daqui, hoje, com um pensamento firme de que fui honrado na minha leal e valorosa cidade de Porto Alegre”, concluiu.

Reconhecimento

O presidente da Câmara Municipal, vereador Cassio Trogildo (PTB), foi quem presidiu a sessão. “Como é bonito ver a nossa Câmara de vereadores lotada, nesta justa homenagem, como agora. Em nome da Câmara, e em nome da cidade de Porto Alegre, eu gostaria de parabenizá-los pela ilustre homenagem”, declarou Cassio.

Representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Mauricio Dziedricki destacou que a missão concedida ao pastor foi vocacionada pela força da fé. “Este é um reconhecimento de Porto Alegre a um trabalho que foi descoberto. É preciso valorizar a cidade pela força que a igreja tem, em pregação e em valores. Quisera encontramos mais exemplos de vida como o do pastor João. Precisamos que os valores cristãos de luta e de resgate da família retomem ao nosso dia-a-dia”, exclamou.

Também estiveram presentes o cônsul geral honorário da República de Gana, Willis Taranger, o presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas e Pastores da Assembleia de Deus/RS, pastor Adalberto Dutra, além dos vereadores João Carlos Nedel (PP) e Sidnei Ávila, da cidade de Passo Fundo.

Trajetória

João Oliveira de Souza nasceu em 9 de janeiro de 1956 e foi apresentado à igreja com apenas 20 dias de vida. Casado com Eunice, tem dois filhos, Jonathas e Jerusa, e quatro netos.

Devido à sua grande vocação para o ministério, a ascensão do pastor João Oliveira de Souza deu-se de forma rápida. Aos 22 anos, foi separado para o diaconato, aos 25 anos, tornou-se presbítero e, com quase 29 anos, foi separado para evangelista, consagrando-se pastor aos 33 anos de idade.

No ano de 1994, foi desafiado pelo presidente da convenção e abençoado pelo pastor Nils Taranger para assumir o trabalho em Viamão, e, a partir desse momento, iniciou-se um novo marco na vida do pastor João Oliveira de Souza, quando passou a presidir igrejas.

Presidiu a igreja de Viamão por dois anos, até que precisou substituir o pastor Germano Zuch na Igreja de Passo Fundo. Em 2008, assumiu uma igreja em Santa Maria, permanecendo até 07 de junho de 2015, quando, depois de 21 anos, retornou à sua igreja mãe, em Porto Alegre, para presidi-la.

Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)