Pastor Lima é Cidadão de Porto Alegre
A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje (3/9) o título de Cidadão a José Tomaz Rodrigues Lima, conhecido como Pastor Lima. A homenagem foi proposta pelo vereador Hamilton Sossmeier (Podemos).
Sossmeier observou que a homenagem desta noite é o reconhecimento da cidade e do parlamento à história e ao trabalho do pastor Lima. "Pastor Lima é um exemplo de fé inabalável e que se mantém firme, mesmo aos 86 anos de idade, na missão que Deus lhe confiou."
Pastor Lima disse que recebe a homenagem com muita gratidão a Deus e aos amigos que lhe concederam este título. "Meu lema tem sido o de pregar a palavra de Deus. Desde muito cedo tenho feito isso, com uma grande alegria, pregando a palavra de Cristo. E, se Deus me permitir, quero chegar até o último dia de minha vida levando as palavras Dele por este Brasil e este mundo afora."
História
José Tomaz Rodrigues Lima, o Pastor Lima, como gosta de ser chamado, nasceu em Bagé/RS e ao longo de sua vida atuou em diversas funções ministeriais e denominacionais. Iniciou seu ministério como evangelista, na Igreja Batista Salém, em Ijuí/RS, em 1960. Logo em seguida, 1961, assumiu como pastor titular da Igreja Batista Zoar, em Vila Machado/RS, onde permaneceu até 1965. De 1966 à 1977, pastoreou a Igreja Batista Filadélfia de Santa Rosa/RS, de 1977 à 1981, pastoreou a Primeira Igreja Evangélica Batista, de Rio Grande/RS. Na Igreja Evangélica Batista Betel de Porto Alegre foi pastor titular por 22 anos (1984 à 2006) e, em 2011, retornou como pastor adjunto, cargo que permaneceu até fevereiro de 2024.
Há mais de 35 anos, Pastor Lima é integrante do corpo de redatores da Revista da Escola Bíblica Dominical (RED). Desta mesma revista, também é o revisor teológico há mais de 14 anos. De 1995 a 2020 foi colunista no jornal “Luz nas Trevas”, jornal este com circulação nacional, fundado em 1927 e sendo editado ininterruptamente até os dias atuais.
É autor dos livros “Respostas Bíblicas para Perguntas Palpitantes”, “Mulheres e suas Experiências com Deus”, “Mensagens e Reflexões que Edificam”, “Questões Apocalípticas” e “Entenda o Apocalipse”. Apaixonado por línguas, sendo fluente, além do português, em alemão, inglês, espanhol e sueco, traduziu aproximadamente 30 hinos sacros, do alemão, do inglês e do sueco para o português. Também desenvolveu trabalhos de tradução de documentos como “tradutor compromissado”.