SESSÃO SOLENE

Paulo Roberto Goldenfum recebe título de Cidadão Emérito

  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Paulo Roberto Goldenfum.
    Vereador suplente Rafão Oliveira (PTB), Paulo Goldenfum e vereador Idenir Cecchin (MDB) na cerimônia de hoje (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Paulo Roberto Goldenfum. Na foto, o homenageado
    Paulo Goldenfum, mais novo Cidadão de Porto Alegre (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene na tarde desta terça-feira (7/12) para outorga do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao médico pneumologista Paulo Roberto Goldenfum. A solenidade, realizada no Plenário Otávio Rocha, foi presidida pelo vice-presidente do Legislativo, vereador Idenir Cecchim (MDB).

Proponente da homenagem, o hoje suplente de vereador Comissário Rafão Oliveira (PTB)  falou sobre a trajetória profissional de Goldenfum, destacando sua dedicação à medicina, em especial na área da pneumologia, além de sua ligação com o esporte, chegando a ser diretor médico do Inter. “Sou um paciente que virou amigo e viu todo o propósito em servir, uma pessoa abnegada, diferenciada não só pelo seu coração, porque faz as coisas com amor, mas que sempre faz tudo em busca da cura e de levar o melhor tratamento para seus pacientes”, afirmou, referindo-se ao homenageado. “Em 2016, quando propus o título, não imaginava que iríamos passar por uma pandemia onde mais de meio milhão de brasileiros viriam a falecer, que sofreríamos tanto, e que ali estaria o Paulo Goldenfum na linha de frente”, destacou, parabenizando o novo Cidadão Emérito pela dedicação profissional.

Agradecendo ao vereador Rafão Oliveira e à Câmara pela honraria, Goldenfum disse ser um prazer integrar o seleto grupo de cidadãos de Porto Alegre. O médico pneumologista dedicou a homenagem à mãe de suas filhas, a também médica Dora Veronesi Palombini, com quem teve “a maior experiência que um homem pode ter, que é ser pai”. Também agradeceu à cidade de Porto Alegre por ter aceito os seus avós, “Chegaram aqui vindos do leste europeu em busca de um lugar onde pudessem ter direito à vida e a seu credo”, afirmou. 

Além da família, Goldenfum prestou homenagem a amigos próximos e colegas médicos, em sua maioria presentes na solenidade, que o ajudaram ao longo da vida e da carreira. Agradeceu de forma especial aos médicos Adalberto Rubim, amigo e colega de especialidade; Jorge Lima Retzel, que foi diretor da Fundação Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre; e Antonio Kalil. Também falou de sua ligação com o Internacional, iniciada na infância, mesmo tendo crescido em uma família de gremistas. Por fim, agradeceu à Santa Casa, à Unimed e à SAMU pelo serviço prestado à população de Porto Alegre durante a pandemia.

A cerimônia contou com a presença das filhas do homenageado, Victoria, Julia e Ana Clara, familiares e colegas de trabalho, dos ex-presidentes do Sport Club Internacional Giovanni Luigi e Marcelo Medeiros, e do diretor médico da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Antonio Kalil. A vereadora Comandante Nádia (DEM) também prestigiou o ato

Trajetória

Nascido em Porto Alegre, Paulo Roberto Goldenfum concluiu a faculdade de Medicina em 1991 e, nos dois anos seguintes, realizou a especialização em Pneumologia e Tisiologia. A aplicação desse conhecimento na sociedade porto-alegrense vem sendo realizada através de seu trabalho na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Moinhos de Vento. 

Paulo Roberto Goldenfum também é mestre em Pneumologia, membro da European Respiratory Society, da American Thoracic Society e da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul, da qual foi presidente e vice-presidente.

 

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)