Título

Paulo Scolari recebe Título de Cidadão de Porto Alegre

  • Entrega do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Sr.Paulo Fernando Escolari. Proposição da Vereadora Claudia Araujo
    Cláudia e Scolari na entrega da distinção (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Entrega do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Sr.Paulo Fernando Escolari. Proposição da Vereadora Claudia Araujo
    Cerimônia foi no Plenário Ana Terra (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Nesta sexta-feira (20/8), foi realizada, na Câmara Municipal de Porto Alegre, Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão de Porto Alegre ao advogado e diretor Geral do Hospital Restinga e Extremo Sul (HRES), Paulo Fernando Scolari. A iniciativa foi uma proposição da vereadora Cláudia Araújo (PSD), que destacou a atuação do homenageado, sua contribuição e dedicação com todos, sejam eles funcionários, pacientes, familiares, terceirizados, colaboradores ou parceiros.

Ao falar sobre a história de vida de Scolari, Claudia Araújo contou que o mesmo é natural de Erechim e está completando três anos na diretoria do Hospital, sempre defendendo a saúde pública e humanizada. "Um cargo que remunera bem, mas que, ao mesmo tempo, faz dele a peça mais importante da engrenagem, pois buscar recurso, contratar, comprar e entregar as metas é, muitas vezes, uma missão árdua e nunca podendo esquecer o mais importante, que é o ser humano. Exercer a empatia é para poucos e este cara sabe muito bem como fazer sua parte e cumprir sua missão humanitária", disse a parlamentar.

O homenageado ressaltou em seu discurso a importância de não haver a retirada de recursos das instituições de saúde, como o HRES, que desempenha relevante projeto de atendimento e acolhimento aos pacientes e familiares. “Sempre fui movido a desafios e o Dal Molin me deu essa missão. Me espelhei nele, pois nunca o vi deixar de atender qualquer pessoa. Não caiu a ficha ainda de ser reconhecido fora da cidade natal. É uma honraria que poucos têm. São 536 colaboradores, mais 200 médicos, cada um faz parte disso. Momento que simboliza não o meu pessoal, mas pelo trabalho que a gente desenvolve e o que podemos melhorar. No último ano, vivemos coisas de filme com a pandemia. O Vila Nova foi o que mais atendeu e o da Restinga o quarto, um hospital de bairro com 111 leitos. Nunca aceitamos fechar as portas”, apontou Scolari agradecendo o Título de Cidadão.

Representando o prefeito Sebastião Melo, o secretário Municipal da Saúde, Mauro Sparta, parabenizou o homenageado e afirmou que “a pandemia trouxe dificuldades e desafios para todos e começa a ser controlada com as vacinas. Tivemos a participação efetiva e decisiva de algumas pessoas e o Scolari é uma delas. Nossos primeiros parceiros eram o Dal Molin e o Scolari, o prefeito pediu para lembrar isso. O grupo Vila Nova representa mais de 40% dos atendimentos que a prefeitura necessita. No auge da pandemia, colocamos o hospital de campanha no HRES, porque sabíamos que lá conseguiríamos ter uma interlocução maior com a sociedade civil organizada e defesa da saúde contra a doença”, enfatizou o gestor.

O presidente do Legislativo da Capital, vereador Márcio Bins Ely (PDT), presidiu a Sessão e lembrou que "quando se fala em Câmara de Vereadores, se fala em população de Porto Alegre. O Título de Cidadão é a maior honraria concedida a um cidadão não nascido na Capital e tu, Scolari, és merecedor dessa homenagem, aprovada por unanimidade por esta Casa", contou.

Presenças

A agenda também contou com a participação do presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal Molin, do vereador Gilson Padeiro (PSDB), além de amigos, familiares e colegas do homenageado, do padre Claudionir Ceron, do ex-prefeito José Fortunati, do prefeito de Taquara, André Brito, e demais convidados.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)