Cultura

Peça infantil Urso com Música na Barriga é atração na TV Câmara

  • Urso com Música na Barriga
    Peça é inspirada em livro de Érico Verissimo (Foto: Adriana Marchiori / Divulgação CMPA)
  • Urso com Música na Barriga
    TV Câmara transmite espetáculo neste final de semana (Foto: Adriana Marchiori / Divulgação CMPA)

O teatro infantil Urso com Música na Barriga é a atração deste final de semana da Mostra Teatro Glênio Peres On-Line 2020. As exibições pela TV Câmara serão sábado (28/11), às 17h, nos canais 16 da Net, 11.3 da TV aberta e no Youtube; e no domingo (29/11), às 13h, apenas no 11.3 da TV aberta e no Youtube.

O Urso com Música na Barriga é um espetáculo de teatro de bonecos baseado na obra infanto-juvenil de Érico Verissimo de 1938. A peça da Cia Atimonautas, dirigida por Arlete Cunha, usa o encantamento do teatro de bonecos para falar de forma lúdica sobre as diferenças, a tolerância e o bullying. A montagem já circulou através do Estado, tendo efetuado mais de 60 apresentações com público estimado de 6 mil espectadores.

A história se passa no Bosque Perdido, "onde o ar é verde, as sombras são azuis e o sol pinta o chão com moedas de ouro". É neste lugar que vivem tranquilamente o Sr. Urso-Pardo, a Dona Ursa-Ruiva e o seu filho travesso, o Urso-Maluco. Até que um dia os pais decidem encomendar um novo filhote. Escondido de todos, o Urso-Maluco escreve uma carta à Dona Cegonha-Cor-de-Rosa pedindo um irmãozinho e que ele tenha música na barriga. Com a chegada do novo filhote, começam as aventuras de um ursinho especial, que se expressa pelos sons que saem de sua barriga.

On-line

A decisão de manter a atividade cultural do Teatro Glênio Peres neste ano mesmo durante a pandemia foi tomada pela Mesa Diretora da Câmara em setembro. Os espetáculos, gravados no teatro e exibidos apenas pela TV Câmara, são projetos que ficaram na suplência da Mostra realizada no ano passado. Todas as propostas foram analisadas, naquela ocasião, por uma comissão de seleção formada por jurados contratados e julgados com base na sua qualidade artística, histórico e currículo dos grupos ou artistas solo. Cada espetáculo recebe verba de R$ 14,5 mil (grupo de artistas) ou R$ 8,5 mil (artista solo).  

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)