TRIBUNA POPULAR

Pedagoga alerta sobre a importância do diagnóstico precoce das altas habilidades

  • Tribuna Popular com a Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades – Superdotação – AGAAMSD.
    Guilherme Rodrigues (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Tribuna Popular com a Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades – Superdotação – AGAAMSD.
    Lexandra Rodrigues (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A presidente da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades /Superdotação ocupou a Tribuna Popular desta segunda-feira (9/8). A pedagoga Lexandra da Silva Rodrigues chamou a atenção para a necessidade de que estas pessoas sejam identificadas, para que possa receber o atendimento adequado e desenvolver suas potencialidades. Em seguida, passou a palava para um aluno superdotado, Guilherme da Silva Rodrigues, de 16 anos. Ele disse que este grupo, integrado por cerca de 6 milhões de pessoa, em todo o país, é pouco compreendido e negligenciado e ainda enfrenta muitas dificuldades, em especial pela falta de preparo das escolas e dos professores. Defendeu a necessidade do desenvolvimento de um olhar mais humano e do combate à falta de informação, ao descaso e ao preconceito que faz com que esta população seja invisível. Mas reconheceu o trabalho e as conquistas da associação para o país, como a criação de uma frente parlamentar para discutir o assunto; o projeto de lei que criou o chamado Agosto Laranja, dedicado a este público; a lei que instituiu a política do município e um plano de 10 anos do Estado para este setor e pediu o apoio dos vereadores nesta luta pela melhoria real das condições de vida, mais inclusiva, igualitária e com mais oportunidades para todos. Lexandra Gomes convidou, ainda, paa o lançamento do Agosto Laranja, amanhã, 10 de agosto, na Pinacoteca de Porto Alegre, na sala Aldo Locatelli.  Também participaram da cerimônia a secretária da Educação, Janaína Audino e o presidente Fundação de Atendimento ao Deficiente e ao Superdotados do Estado, a Faders, Marquinho Lang. De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica do Ministério da Educação, crianças superdotadas ou com altas habilidades são aquelas que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em aspectos isolados ou combinados, como criatividade, capacidade de liderança, talento especial para as artes, aptidão específica, e capacidades psicomotora ou intelectual em geral.

Texto

Joel Ferreira (Reg. Prof. 6098)

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