Pedro de Oxum homenageado na Câmara
O babalorixá Rafael Rodrigues Pedro, o Pedro de Oxum, recebeu nesta terça-feira (29/8) o troféu de Honra ao Mérito concedido pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Na ocasião, o proponente da homenagem, vereador José Ismael Heinen (PFL), ressaltou que o prêmio é uma justa homenagem prestada pela população porto-alegrense ao babalorixá. Heinen destacou a atividade do religioso à frente da Sociedade Beneficente Cultural Africana Ilê Oxum Docô, hoje com um cadastro de mais de 30 mil freqüentadores no Brasil e no exterior.
Pedro de Oxum disse que a religiosidade está dentro da própria natureza. Não vou negar a vocês, hoje eu estou profundamente emocionado. Trabalhei como de costume e estou aqui, agora, sendo homenageado. Pedro enfatizou que é filho de funcionário público e que, na sua infância, vendia balas para sobreviver. Hoje, devido a sua religiosidade, diz que se sente uma pessoa realizada. A religião é uma das maiores instituições dentro de nossa cidade. Acrescentou que o Rio Grande do Sul é o maior exportador de babalorixás ao restante do país e ao exterior. Explicou que além do lado espiritual, um babalorixá é também um aconselhador e orientador da população.
O vereador Cláudio Sebenelo (PSDB) também participou da homenagem e destacou o sincretismo religioso criado pelos negros no início de nossa civilização. Observou que hoje, graças ao avanço das religiões afro no país, estes cultos vêm sendo resgatados.
Adroaldo Bueno (reg. prof. 7342)