Pedro Geromel é Cidadão de Porto Alegre
O jogador de futebol Pedro Geromel é o mais novo Cidadão de Porto Alegre. O título foi entregue pela Câmara Municipal de Porto Alegre, em Sessão Solene, realizada na noite desta quarta-feira (13/11), no Plenário Otávio Rocha. A proposição da homenagem foi do vereador Claudio Janta (Solidariedade).
O proponente afirmou que é uma honra para Porto Alegre dar o título de Cidadão ao jogador. “Tu foste um dos jogadores mais vitoriosos da história do Grêmio, não é à toa que foi pra Seleção, concorreu a Bola de Ouro, uma série de prêmios que a vida te deu. Mas é a tua figura, como pessoa, que esta cidade resolve homenagear”, apontou. Janta falou da previsão de aposentadoria do futebol de Geromel para o final deste ano. “Quero agradecer por tu ter escolhido o Grêmio e Porto Alegre pra ser essa figura de vitórias, de títulos e conquistas. E que agora fora do futebol, que a tua vida siga sendo de vitórias e conquistas. É merecido que receba esse prêmio da cidade de Porto Alegre, foi aprovado por unanimidade nesta Casa a entrega deste prêmio pra ti”, declarou.
O homenageado lembrou que chegou à Capital em 2014 e que sempre foi muito bem recebido por todos. “Eu não escolhi Porto Alegre, nem o Grêmio, foi o Grêmio e Porto Alegre que me escolheram. Eu sou muito grato por isso. E pra mim, estar aqui hoje recebendo mais este título é um prazer, uma honra, e um privilégio. Então muito obrigado mais uma vez”, disse.
Histórico
Pedro Tonon Geromel é natural de São Paulo, filho de Eliane Tonon Geromel e Valmir Geromel. Começou nas categorias de base da Portuguesa em julho de 1996, com dez anos de idade, permanecendo lá até julho de 1999. Seu segundo clube na juventude foi o Palmeiras. Depois foi para Europa, onde jogou no Desportivo de Chaves, Vitória de Guimarães e Colônia na Alemanha. Entretanto, o Grêmio demonstrou interesse no jogador, que foi trazido emprestado. Pedro Geromel se apresentou ao Grêmio no dia 27 de dezembro de 2013, com contrato de empréstimo longo, até julho de 2016.
No ano de 2017, o zagueiro continuou fazendo excelentes exibições pelo Grêmio, tendo sido premiado pelo terceiro ano consecutivo com Bola de Prata Placar do Campeonato Brasileiro, além de ter sido peça fundamental do Grêmio para o título da Copa Libertadores da América. Geromel foi o jogador que mais realizou desarmes e interceptações, e o terceiro que menos fez faltas no Campeonato Brasileiro. Ainda foi convocado novamente para Seleção Brasileira para disputar a Copa do Mundo de 2018. Pelo Grêmio foram mais de 400 jogos, em dez anos de clube. Com todos os títulos e atuações no Grêmio, residindo em Porto Alegre com sua esposa Lívia e seus três filhos Lucca, Lya e Lauren, tornou-se um gaúcho de coração.