Atividade Legislativa

Pedro Ruas agradece Governo e povo chileno

Em fala na tribuna da Câmara, Pedro Ruas agradeceu ao governo de Salvador Allende por ter, junto com o povo chileno, acolhido brasileiros perseguidos pela ditadura militar no Brasil.

Movimentação de plenário, na tribuna vereador Pedro Ruas
Movimentação de plenário, na tribuna vereador Pedro Ruas (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

O vereador Pedro Ruas, líder do PSOL na Câmara Municipal de Porto Alegre, fez um pronunciamento na tribuna, na sessão desta segunda-feira (04/09/2023), em agradecimento ao povo e governo chileno que entre os anos de 1970/73 ajudaram a salvar muitas vidas de brasileiros e gaúchos que tiveram que buscar refúgio naquele país por estarem sendo perseguidos e mortos pelo Golpe de Militar de 1964. Usando seu espaço de liderança Ruas lembrou que Salvador Allende foi eleito em 4 de setembro de 1970, um governo democrático voltado às necessidades da população chilena, e foi derrubado por um golpe de estado, em 11 de setembro de 1973, que contou com apoio internacional e do Exército do seu país.

“Nessa fala quero saudar aquele governante que foi eleito democraticamente nas eleições de 04 de setembro de 1970, e depois derrubado e morto, momento em que os brasileiros acolhidos naquele país, também passaram a ser presos, torturados e perseguidos”, destacou Ruas. Ele enfatizou que quando os brasileiros viveram a pior fase da ditadura militar, em 1972, “no momento em que a ditadura não queria mais informações. Já tinha consolidado o Golpe, queria matar e matou milhares, o povo chileno e aquele governo democrático, recebeu os brasileiros perseguidos de braços abertos”, disse.

Pedro Ruas reforçou que o seu agradecimento era de um cidadão comprometido com uma política que atua em defesa da liberdade democrática. “Temos entre nós, aqui presente, nesta Casa, hoje, o escritor gaúcho Alcy Cheuiche que conhece bem essa história de que falamos e o quanto devemos agradecer ao Chile e chilenos daquela época de tantas mortes e prisões em nosso país” concluiu. Informou, ainda, que um grupo de brasileiros- entre esses vários gaúchos - irá ao Chile, neste mês de setembro, fazer um agradecimento presencial.

Texto

Jurema Josefa - Assessoria Imprensa Gabinete

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)