ATIVIDADE LEGISLATIVA

Pedro Ruas indica MJDH ao Troféu Câmara 250 Anos

O presidente da entidade Jair Krischke foi convidado à receber a homenagem

Sessão Solene em Homenagem ao Movimento Cívico da Legalidade, com a participação de Jair Krischke presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH).
Sessão Solene em Homenagem ao Movimento Cívico da Legalidade, com a participação de Jair Krischke presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH). (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

O Movimento de Justiça e dos Direitos Humanos (MJDH) é uma das entidades que será homenageada com como Troféu “Camara 250 anos”, na próxima segunda-feira (06/11/2023), em solenidade no Plenário Otávio Rocha. Por indicação do vereador Pedro Ruas (PSOL), o Troféu será concebido à entidade voltada à luta pela garantia dos direitos humanos e recebido pelo fundador e presidente do MJDH, Jair Krischke. Conforme Ruas, o MJDH representa uma liderança consolida na defesa dos direitos humanos em todo o Brasil, sendo reconhecido inclusive perante a Organização das Nações Unidas (ONU), orgulha Porto Alegre, o Rio Grande e o Brasil".

            Além de considerar como muito importante a concessão desse Troféu pelos 250 anos da Câmara, Ruas avalia que, dessa forma, a iniciativa possibilita a cada representante dos eleitores de Porto Alegre se inserir no contexto, homenageando pessoas ou instituições que tenham contribuído, de alguma forma, com o desenvolvimento da Capital gaúcha nas mais diversas áreas. "Optei por indicar o MJDH por ser essa entidade de cunho humanitário e de natureza jurídica, visando desde sua criação oficial, em 1979 - mas desde 1970 já em atividade - preservar a democracia e os direitos humanos, sem distinção”, avalia Ruas.

 O MJDH esteve presente nas campanhas populares pela redemocratização e às ações contra a ditadura, como: o Movimento pela Anistia; a libertação dos presos políticos brasileiros; a campanha das Diretas Já; a luta pela Constituinte; pela Reforma Agrária; pela revogação das leis de exceção (Lei de Segurança Nacional, Estatuto dos Estrangeiros, Lei de Greve e Lei de Imprensa). “Sempre atento aos clamores da sociedade, o Movimento atuou de forma decisiva para restabelecer o processo democrático através das casas legislativas, essas - como essa Câmara Municipal de Porto Alegre - muito atingidas pelos atos institucionais que foram usados para manter o poder na mão de um governo totalitário”, conclui Pedro Ruas. A solenidade de entrega do Troféu está prevista para antecipar a sessão plenária do dia 06.

 

Texto

Jurema Josefa/Assessoria de Imprensa Pedro Ruas

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)