Plenário

Percival Puggina pode se tornar Cidadão de Porto Alegre

Vereadores discutem e votam projeto do Executivo que cria regime de previdência complementar. Vereadores comemoram a aprovação. Na foto, vereador Ricardo Gomes
Vereador Ricardo Gomes no Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei do Legislativo do vereador Ricardo Gomes (PP), que concede o título de Cidadão de Porto Alegre a Percival Oliveira Puggina.

Homenageado

Nascido em 1944, em Santana do Livramento, Puggina, em 1968, graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), tendo atuado, nas duas décadas seguintes, como arquiteto e gerente de projetos de grandes empresas de engenharia do país. A partir dos anos 1980, dedicou-se, também, à atividade literária, escrevendo semanalmente para centenas de jornais, revistas, sites e blogs em todo o país. Em 2002, criou a empresa Texto e Contexto Comunicação Ltda., da qual é sócio-diretor.

É autor de Crônicas Contra o Totalitarismo, Cuba - a Tragédia da Utopia, Pombas e Gaviões e A Tomada do Brasil pelos maus brasileiros. Em 2010, foi agraciado com a medalha Simões Lopes Neto, pelos serviços prestados à cultura estadual, e em 2013 foi eleito para a Academia Rio-Grandense de Letras. É conselheiro do Instituto de Desenvolvimento Cultural e membro da Mesa Diretora da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Como leigo católico, foi coordenador estadual do Movimento de Cursilhos de Cristandade, presidiu a Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas de Porto Alegre, e dedicou-se ao estudo da Doutrina Social da Igreja.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)