Sessão Solene

Pesquisadora Mellanie Dutra é Cidadã de Porto Alegre

Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadã de Porto Alegre à sra. Mellanie Fontes Dutra da Silva, neurocientista, biomédica, pesquisadora e professora brasileira que ganhou notoriedade nas redes sociais durante a pandemia da COVID-19 ao desmentir "fakes news" contra a ciência e contra as vacinas. O proponente é o vereador Prof. Alex Fraga.
Mellanie e Alex Fraga exibem o título (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

A biomédica e pesquisadora Mellanie Fontes Dutra é a mais nova Cidadã de Porto Alegre. Ela recebeu o título, proposto pelo vereador Professor Alex Fraga (PSOL), em cerimônia realizada hoje (21/9) no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal.

Professor Alex destacou o trabalho de Mellanie na formação de uma rede de combate às fake news durante a pandemia. Observou que a ação de pessoas como a homenageada salvou muitas vidas ao combater a desinformação patrocinada pelo próprio governo federal na figura do ex-presidente Jair Bolsonaro. "Em sete anos como vereador, é a primeira vez que concedo um título de Cidadão. E creio que foi muito bem escolhido, pois o trabalho de Mellanie, de luta pela divulgação de informação científica, foi fundamental para reduzir a taxa de mortes no país."

Mellanie disse que se sente honrada pela homenagem e que a distinção recebida a faz ver que está no caminho certo. Acrescentou que eventos como a pandemia e desastres climáticos devem servir de alerta de que é preciso pensar a saúde - humana, animal e do planeta - como uma só, num sistema interligado. "Sinto orgulho por poder representar a biomedicina e ser uma porta voz da ciência, pois cada vez mais é importante pautar políticas públicas baseadas nas evidências científicas."

Currículo

Mellanie Dutra é Ph.D em neurociências pela UFRGS. Nascida em Aracaju (Sergipe), veio para o Rio Grande do Sul com a família com apenas um ano de idade. Em seu trabalho nas mídias ela busca divulgar informações de qualidade, com linguagem simples e clara, a fim de desmistificar e traduzir as produções científicas. 

É a idealizadora e coordenadora da Rede Analise, membro da União Pró Vacina (@upvacina) e da rede Todos Pelas Vacinas (www.todospelasvacinas.info); organizadora do Pint of Science de Porto Alegre, que tem o objetivo de divulgar e popularizar a ciência, além de ter sido escolhida pelo Science Plus (ferramenta que conecta jornalistas aos cientistas que mais se destacam nas redes sociais) uma das divulgadoras científicas mais influentes durante a pandemia. 

Atualmente, Mellanie é professora da Escola de Saúde da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) para os cursos de Medicina, Biomedicina e Engenharia Biomédica. É coordenadora do curso de Biomedicina e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos, além de já ter trabalho em pesquisas referentes ao Transtorno do Espectro Autista.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)