Projetos

PL prevê revisão de legislação para abertura de shows na capital

Projeto de Valter Nagelstein defende igualdade de condições para artistas

  • Show Louca Viagem, da banda Trem Imperial - 2ª Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres
    Proposta quer igualdade de condições para artistas na abertura de shows (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Espetáculo "Revolução Farroupilha - Uma História de Sangue e Metal" no Theatro São Pedro. Na foto, o presidente Valter Nagelstein.
    Vereador Valter Nagelstein é o autor da proposta (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei de Valter Nagelstein (MDB), que altera a Lei nº 8.203 de 1998, sobre a abertura de espetáculos musicais de artistas ou conjuntos na capital. De acordo com o vereador, a lei original foi criada para fomentar o desenvolvimento artístico e econômico dos artistas locais. “No entanto, o que se tem hoje é uma realidade muito distante. Para que se cumpra, o diploma legal deve garantir aos artistas locais condições idênticas nas apresentações musicais”, defende.

O parlamentar defende que as apresentações devem ocorrer no mesmo palco, ou em palco similar e de igual visibilidade, e para o qual não haja necessidade de deslocamento do público para apreciá-la. “Também deve ser assegurado aos músicos locais a possibilidade de partilhar os mesmos equipamentos de sonorização, iluminação e transmissão, e que no material de divulgação do espetáculo conste, obrigatoriamente, o artista ou grupo que fará o show de abertura”, destaca.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)