Placa em homenagem a Jaime Lerner é instalada no trecho 3 da Orla do Guaíba
Novo espaço, que será entregue dia 23, terá o nome do urbanista que projetou a revitalização, conforme prevê projeto do vereador Ramiro Rosário
Uma placa em homenagem ao arquiteto e urbanista Jaime Lerner, autor do projeto de revitalização da Orla do Guaíba, foi descerrada neste sábado, 16. Por iniciativa do vereador Ramiro Rosário (PSDB), tramita na Câmara Municipal um projeto de lei para batizar o Parque da Orla 3 com o nome de Jaime Lerner. “Sou o canal de uma homenagem de toda a cidade a este homem que deixou um gigantesco legado para o Brasil, para o Estado do Paraná e em especial para nossa Porto Alegre. Através de seu trabalho, fez a diferença, resgatou a autoestima dos porto-alegrenses e por isso vai estar pra sempre gravado na história da cidade”, afirmou Ramiro.
O evento contou com a presença da filha do homenageado, Ilana Lerner, vinda a Porto Alegre para conhecer o trecho 3. “A memória de Jaime Lerner merece todo o reconhecimento da nossa cidade. Seu olhar inovador ajudou a transformar a relação dos moradores com a orla”, afirmou o prefeito Sebastião Melo, que esteve acompanhado do secretário municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), Pablo Mendes Ribeiro, e da equipe do consórcio ACA/RGS executor da obra do trecho 3.
Durante a visita, Ilana Lerner destacou a importância do parque como um espaço inteiramente voltado para as pessoas, focado na convivência, no lazer e sobretudo no orgulho e identidade com a cidade. “O trecho 3 da Orla representa muito do que meu pai acreditava na sua visão de transformação da cidade. Fico imensamente feliz de ver essa obra tão linda e tão bem realizada. Uma alegria enorme ter o nome dele vinculado a um espaço tão especial. Obrigada, em nome de toda a nossa família, à cidade de Porto Alegre”, destacou.
O trecho 3 contou com investimento de R$ 53,4 milhões e será aberto ao público no próximo sábado, dia 23. Com 1,6k m de extensão o trecho 3 da Orla do Guaíba é mais um projeto executado na Capital gaúcha que é de autoria de Jaime Lerner, assim como o trecho 1, a Orla Moacyr Scliar. “Alguns dos mais belos sentimentos são os de gratidão e reconhecimento. A homenagem que fizemos hoje e todas as que forem feitas a Jaime Lerner são sinônimo disso. Muito respeito, admiração e gratidão pelo grande homem e profissional que ele foi, eternizado na nossa Orla”, destacou Pablo Mendes Ribeiro.