Plenário

Plenário aprova campanha para respeito a assentos preferenciais em ônibus

  • Projetos do Executivo tratam do transporte público
    Projeto busca conscientizar passageiros sobre uso de espaços preferenciais no transporte coletivo (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • movimentação de plenário, destaque na foto Vereadores Pedro Ruas e Alvoni Medina
    Alvoni Medina (Republicanos) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (16/11) projeto de lei que institui campanha educativa de respeito e conscientização sobre o uso de assentos preferenciais nos veículos de transporte coletivo. A proposta é de autoria do vereador Alvoni Medina (Republicanos). "A ação pretende alertar para o exercício da cidadania e para a adoção de comportamentos saudáveis de convivência, pois, infelizmente, muitas pessoas não respeitam o direito aos assentos preferenciais", explica o autor.

Pelo projeto, a campanha incluirá as seguintes atividades: divulgação, em redes sociais, terminais, busdoor, interior de ônibus e de lotações e nos demais veículos de comunicação do Município, da importância e da reflexão sobre o uso dos assentos preferenciais nos transportes coletivos públicos; promoção de ações e eventos de conscientização sobre o uso dos assentos preferenciais nos transportes coletivos públicos pelos seus destinatários; e incentivo a ações que assegurem a cedência dos assentos preferenciais aos usuários respectivos e dos demais assentos do veículo quando essas pessoas necessitarem.

"Mesmo com as leis em vigor que garantem a preferência de assentos nos ônibus e atendimento prioritário nos estabelecimentos para essas pessoas, nem sempre essa garantia é respeitada pelos demais usuários. Com isso, buscando estimular que a população exercite a empatia e conscientizar sobre a necessidade de respeitar os assentos preferenciais, se configura necessária uma campanha educativa, para que todos estejam cientes e façam valer estes direitos", justifica o vereador.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)