Projetos

Plenário aprova homenagens e criação de nova frente parlamentar

Votações foram realizadas nesta quarta-feira na Câmara Municipal

Movimentações em Plenário
Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Os vereadores aprovaram, na tarde desta quarta-feira (26/6), durante sessão plenária da Câmara Municipal de Porto Alegre, os seguintes projetos: 

- Título de Cidadão de Porto Alegre para Marco Antônio da Cunha Santanna. Natural de Viamão, tornou-se líder comunitário, lutando por melhorias de infraestrutura e desenvolvimento social na região. Há 38 anos, desenvolve o evento Natal Solidário, atendendo mais de 200 crianças, disponibilizando brinquedos, lanches e alegria para as famílias. O projeto é do vereador Moisés Barboza (PSDB). 

- Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre para Ayrton dos Anjos. Ele é produtor fonográfico do Rio Grande do Sul, tendo no seu currículo mais de 500 gravações, entre as quais figuram nomes nacionais como Elis Regina. No cenário da música regional, criou o projeto do Programa Galpão Crioulo. O projeto é do vereador João Bosco Vaz (PDT).

- Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre para o jornalista Diego Casagrande da Rocha. Nascido em Porto Alegre, o homenageado é formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Desde 2005 está no Grupo Bandeirantes de Comunicação do Rio Grande do Sul, no qual apresenta programas nas rádios Band News FM 99,3 (Primeira Edição) e Bandeirantes FM 94,9/AM 640 (Rádio Livre). Também é colunista semanal do Metro Jornal em Porto Alegre desde a sua estreia, em 2011. A autoria da proposta é do vereador Mendes Ribeiro (MDB). 

- Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre para Sidnei Zolim Boccudo. O homenageado é servidor notarial, nascido nesta capital. Apaixonado por esportes, principalmente futebol, foi um dos fundadores do Juventus Futebol Clube, no qual foi atleta por vários anos. Como atleta, também defendeu as cores do Esporte Clube Bandeirantes, nos anos de 1959 e 1960. A autoria da proposta é do vereador Marcio Bins Ely (PDT).

- Título de Cidadão de Porto Alegre para Ubiratan David Sanches Fernandes. É pós-graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi o idealizador do Projeto Tampart que tem como escopo a arte sustentável, com a utilização de tampinhas de garrafas pet e de outras embalagens e com o intuito de retirá-las de circulação na natureza. O projeto é do vereador Moisés Barboza (PSDB). 

- Título de Cidadã de Porto Alegre à senhora Adriana de Melo. Ela é natural de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, Portugal. Em 11 de outubro de 2012, foi escolhida para exercer o cargo de Vice-Cônsul de Portugal em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Trata-se de uma função que auxilia na execução da política externa, de acordo com as orientações gerais das missões diplomáticas. Também auxilia na proteção dos direitos e dos legítimos interesses do Estado português e dos seus nacionais, pessoas singulares ou coletivas, dentro dos limites permitidos pelo direito internacional e pelas leis locais. A proposta é do vereador Mauro Pinheiro (Rede). 

- Da vereadora Mônica Leal (PP), foi aprovada a concessão da Comenda Porto do Sol ao Instituto-Geral de Perícias (IGP) e aos profissionais que nele trabalham. De acordo com a vereadora, o IGP é um importante órgão que auxilia o combate à criminalidade e à impunidade, mediante o profissionalismo e a dedicação de seus servidores. “Produz provas que podem absolver ou condenar, além de prestar serviços que avaliam e constatam as agressões ao meio ambiente”. 

- Da vereadora Lourdes Sprenger (MDB) que autoriza a constituição da Frente Parlamentar Porto Alegre por um Novo Pacto Federativo. De acordo com a vereadora a intenção é propor, analisar, fomentar e criar mecanismos para desenvolver debates, estudos e projetos que potencializem avanços para um Novo Pacto Federavo, além de Viabilizar iniciavas no que tange esta pauta, assim como propor ações. 

Texto

Regina Andrade (reg. prof. 8.423)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)