PLENÁRIO

Aprovadas duas novas frentes parlamentares

Colegiados tratarão da duplicação do Caminho do Meio e da valorização das pessoas com nanismo

  • Sessão Ordinária Híbrida. Na foto, vereador Mauro Pinheiro.
    Vereador Mauro Pinheiro (PL) (Foto: Jeannifer Machado/CMPA)
  • Evento de Instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Doenças Raras.
    Vereador Alvoni Medina (Republicanos) (Foto: Martha Izabel/CMPA)

Duas novas frentes parlamentares foram aprovadas durante a sessão ordinária desta quarta-feira (20/10) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Elas tratarão da duplicação do Caminho do Meio e da valorização das pessoas com nanismo.

A Frente Parlamentar Porto Alegre/Alvorada/Viamão pela Duplicação do Caminho do Meio foi proposta pelo vereador Mauro Pinheiro (PL) e propõe-se a “ampliar o diálogo com os municípios vizinhos a fim de discutir alternativas de projetos e de financiamentos para a duplicação” da estrada por onde circulam diariamente milhares de pessoas que residem em uma das cidades e trabalham em outra. Ele destaca que a estrada tem um alto fluxo de veículos e engarrafamentos diários nos horários de "pico" e que, além de não existir acostamento ao longo da via, há muitos buracos, situação que diariamente gera acidentes e transtornos.

O outro requerimento aprovado, de autoria do vereador Alvoni Medina (Republicanos), cria a Frente Parlamentar de Valorização e Defesa dos Direitos das Pessoas com Nanismo. De acordo com o parlamentar, a ideia é ampliar a discussão e criação de políticas públicas para essa parcela da população, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os direitos relativos às pessoas com nanismo, valorizando o respeito às diferenças, com enfrentamento de estigmas e preconceitos. “Embora já existam leis, decretos, pareceres e resoluções que contemplem os direitos das pessoas com nanismo, ainda há lacunas que precisam ser preenchidas. Assim, para que se possa melhorar a qualidade de vida desses cidadãos, é necessário a elaboração de projetos que visem a melhoria da acessibilidade e inclusão”, afirma Medina.

 

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)