Plenário

Comissão Representativa / Lideranças

Em Lideranças, os vereadores trataram dos seguintes assuntos na reunião da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre hoje (27/1):

IMESF - João Dib (PP) acredita que em fevereiro, com "bom senso e sensibilidade", a Câmara votará a criação do Imesf, fundação pública que vai gerenciar o PSF da Capital. Observou que em cidades onde o programa foi implantado, como em Novo Hamburgo, a saúde pública melhorou. "Juristas renomados, como a ex-presidente do STF, ministra Elen Gracie, consideram fundações como o Imesf absolutamente constitucionais." (MAM)

DIÁLOGO - Dr. Thiago Duarte (PDT) comentou sua participação em reunião na noite passada sobre a proposta do Executivo de modificações na área da saúde. "Defendo o diálogo de forma intransigente". Informou que apresentou diversas emendas ao projeto por julgar serem indispensáveis para a sua viabilização, defendeu que os trabalhadores da área da saúde sejam ouvidos e criticou a possibilidade do secretário da Saúde acumular outras funções. "Os postos de saúde devem ter condições de resolubilidade, evitando que muitos pacientes se dirijam aos hospitais". (VBM)   

GESTÃO - Mauro Pinheiro (PT) disse que falta ao atual governo municipal gestão compartilhada entre as secretarias. “Recebemos todos os dias denúncias de que a cidade está um caos”. No entanto, salientou que alguns administradores conseguem realizar um bom papel. Falou ainda sobre problemas no trânsito da cidade. “Hoje pela manhã estragou um carro na entrada de Porto Alegre e o trânsito parou”, falou ao considerar que a prefeitura deveria tomar providências mais rápidas. “Não é possível que em pleno mês de janeiro tenhamos que enfrentar este tipo de problemas”, (RA) 

LIXO - João Dib (PP), líder do governo na Casa, comunicou que vai procurar informações a respeito do atraso nas obras na Vila Asa Branca. “De fato não sei o porque do atraso”, disse. Falou também sobre o problema da coleta do lixo na cidade. “O diretor do DMLU vem enfrentando dificuldades, mas está procurando melhorar”, informou ao comunicar que está prevista a compra de mais 1.200 conteiners até junho para a coleta do lixo. Disse ainda que Tarso Genro quando dirigiu a cidade também enfrentou sérios problemas nas obras da Avenida Assis Brasil. (RA)

LIXO II - Adeli Sell (PT) considerou que a obra da Vila Asa Branca está atrasada por falta de gestão do atual governo “O dinheiro está aqui e a obra não sai do papel. Não posso entender”. Falou que os jornais de hoje trazem a informação de que o TCE vai procurar explicações sobre a licitação que trata da compra de conteiners para coleta do lixo na cidade. “É bom, porque mais uma vez estão nos enrolando”, considerou. Elogiou a atitude do secretário da Smic que prontamente atendeu quando ele, Adeli, falou sobre a limpeza do Mercado Público. “Ele me respondeu de imediato. (RA)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)