Plenário

Comunicações

Carlos Todeschini Foto: Mariana Fontoura
Carlos Todeschini Foto: Mariana Fontoura

No período de Comunicações da sessão desta segunda-feira (25/4), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos:

AGAPAN – Carlos Todeschini (PT) saudou os 40 anos da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), homenageada hoje no Plenário Otávio Rocha. Lembrou que, quando a entidade surgiu, em 1971, “o mundo era de adubos e venenos”, que provocavam muitas mortes e deformações, em especial na região de plantio de soja no Estado. “Isso tem que lembrar porque parece que nunca existiu”, afirmou. Todeschini recordou que a Agapan se levantou contra a agressão à vida e ao meio ambiente. “A Agapan fez muito em 40 anos, mas a luta não pode parar”. (CB)

AGAPAN II – Toni Proença (PPS) disse que não é preciso ir muito longe para constatar e valorizar o trabalho de entidades como a Agapan. Segundo o vereador, é muito triste ver, nos noticiários, quase que diariamente, tragédias provocadas pelo mau uso ambiental. De acordo com Toni, são desastres que poderiam ser evitados. “Se não fosse pela Agapan, muito mais tragédias teriam acontecido pela estupidez dos que insistem em degradar a natureza.” Toni desejou vida longa à Agapan, que completa quatro décadas. “Durando a Agapan, dura muito mais o ambiente de nossa cidade”, declarou. (CB)

AGAPAN III – Dr. Raul Torelly (PMDB) lembrou que, em sua juventude, via passar pela Rua Jacinto Gomes, o ambientalista José Lutzenberger, um dos fundadores da Agapan e pioneiro do movimento ecológico no mundo. “A sensação era de ver alguém tipo Einstein, tal a preocupação especial com a causa ambiental”, disse. Conforme o vereador, se não nos preocuparmos com a natureza, “não sabemos onde vamos parar”. Na sua opinião, é possível uma convivência harmônica entre poder econômico e causas ambientais, desde que haja interação entre eles. (CB)

COPA - Airto Ferronato (PSB) lembrou que quarta-feira passada a Comissão Especial de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 esteve na Infraero para tratar sobre questões ligadas ao aeroporto e a Copa de 2014. Lamentou manifestações sobre a ida dos vereadores no horário da sessão e destacou que a Câmara possui 36 vereadores: "apenas sete foram, até o Salgado Filho para a reunião, não podendo essa comissão ser culpada pela falta de quorum". Disse que os vereadores receberam a informação que, mesmo que as obras previstas não sejam totalmente concluídas, o aeroporto estará em condições de atender as exigências da FIFA. (VBM)

PSF-  Dr. Thiago Duarte (PDT) relatou encontro com o secretário-adjunto da Saúde para modificar o mecanismo de atendimento em algumas unidades de saúde do município. Citou os exemplo do bairro Lami, que deverá receber melhorias do Programa Saúde da Família. Também citou outras comunidades que deverão ser atendidas pelas equipes do Programa Saúde da Família entre elas estão as comunidades da Flores da Cunha, da Santa Mônica, Ponta Grossa e Túnel Verde. Também elogiou os 1.500 servidores do Hospital de Pronto Socorro pelos 67 anos de existência: "o HPS será a grande UTI da cidade". (VBM)

TRÂNSITO - Eloi Guimarães (PTB) falou que tem havido muitos debates em torno do trânsito em Porto Alegre. “Sabemos que de uns tempos até esta data não se construiu obras artificiais na cidade além da Perimetral”, disse o parlamentar. Falou que não foram abertos espaços e as áreas de circulação estão exauridas. Disse ainda que o transporte coletivo em Porto Alegre é da melhor qualidade e que o preço das tarifas é outra discussão. “Está normatizada por uma metodologia de cálculo que pode ser discutida, mas precisamos ter cuidado”, considerou o vereador. “Já tivemos uma intervenção no transporte que nos custou muito caro”, alertou. (RA)

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Leia também:
 Câmara destaca pioneirismo da Agapan