Plenário

Comunicações/Grande Expediente

Mauro Pinheiro Foto: Mariana Fontoura
Mauro Pinheiro Foto: Mariana Fontoura

Nos períodos de Comunicações e Grande Expediente da sessão desta segunda-feira (18/4), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas:

EXÉRCITO -  Reginaldo Pujol (DEM) cumprimentou o colega Dr. Thiago Duarte (PDT) por ter proposto a homenagem ao Dia do Exército na sessão de hoje. Segundo Pujol, todos os brasileiros são devedores do Exército, que, na sua opinião, é o genuíno representante da unidade nacional. Pujol expressou seu respeito e solidariedade ao Exército Brasileiro e ressaltou sua vocação, “voltada para a paz e não para a guerra”. (CB)

EXÉRCITO II – João Carlos Nedel (PP) lembrou que o Dia do Exército tem como marco a primeira vitória na Batalha de Guararapes, ocorrida em 1648 em Pernambuco. Segundo Nedel, o Exército “escreveu muitas páginas de coragem, bravura e competência” e produziu muitos heróis, como Duque de Caxias, e o General Osório, gaúcho. Conforme Nedel, o Exército sempre será “o braço forte e a mão amiga, vanguarda na defesa dos legítimos interesses nacionais”. (CB)

EXÉRCITO III – Bernardino Vendruscolo (PMDB) disse que “grandes presidentes” vieram do Exército. Também fez um apelo aos dirigentes militares para que esclareçam aos jovens a verdade sobre o que ocorreu em 1964. Segundo Vendruscolo, “não dá para ficar repetindo que os militares caíram de para-quedas e deram um golpe”, já que, segundo ele, tinham apoio da população. Ele afirmou que a Marcha da Família com Deus reuniu 400 mil pessoas, contra as 150 mil do discurso do presidente deposto João Goulart na Central do Brasil. (CB)

PROCESSO – Adeli Sell (PT) anunciou que entrará na Justiça contra o Executivo para pedir o pagamento por “perdas e danos” dos moradores que perderam bens na última enxurrada ocorrida na Capital. Segundo o vereador, é preciso fazer reformas de base na cidade para evitar os constantes alagamentos. Adeli citou problemas com o recolhimento de lixo, que acabam provocando o entupimento de bueiros, alegando que se trata de um exemplo do “desdém da administração pública com o povo de Porto Alegre”. (CB)

TRANSCOL – João Antônio Dib (PP) disse duvidar da capacidade técnica daqueles que criticam o transporte público de Porto Alegre e lançou mão de números: “São 1.657 ônibus em excelentes condições e uma boa parte, acessível para cadeirantes. Fazem 23.500 viagens e transportam 1,6 milhão de pessoas por dia, ou seja, 45 por viagem”. O vereador acredita que estão faltando terminais intermediários em bairros como a Azenha e que poderiam realizar sistemas de conexões e transferência de passageiros para o centro. (FCC)

CPI  I – Mauro Pinheiro (PT) fez um balanço da CPI do PróJovem, que investiga irregularidades na Secretaria da Juventude. Segundo ele, até o momento, os problemas que foram levantados mostram que as irregularidades são muitas. Os valores repassados não possuem comprovação dos serviços, empresas foram contratadas pela Secretaria sem licitação, e sem condizer com o tipo de produto do contrato, além dos endereços não existirem. “Vamos continuar investigando todas as irregularidades”, afirmou. (RT)

CPI II – O presidente da CPI do Pró-Jovem, Luiz Braz (PSDB), afirmou que toda a Comissão está empenhada em investigar os diversos temas que envolvem as irregularidades da Secretaria da Juventude. Para ele, um problema, não só para Porto Alegre, mas em todo o Brasil, são as empresas terceirizadas contratadas sem licitação e acabam induzindo a corrupção. "A CPI já encontrou vários problemas e teremos que comprovar as irregularidades. Vamos chegar ao final da CPI com uma solução para todos os problemas encontrados”, afirmou. (RT)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)