Plenário

Comunicações / Grande Expediente

Na sessão realizada na tarde desta quinta-feira (18/2), os vereadores da Capital manifestaram-se sobre os seguintes assuntos nos períodos de Comunicações e Grande Expediente:

HARMONIA – João Pancinha (PMDB) informou que será instalada, na Câmara de Porto Alegre, em 25 de fevereiro, às 19 horas, a Frente Parlamentar do Parque Harmonia, aprovada no final de 2009 pelos vereadores. Entre os objetivos, estudar junto ao Executivo, Legislativo e movimentos tradicionalistas a viabilidade de um projeto permanente no local, que alie cultura e turismo. “Indago onde podemos levar algum amigo ou turista se não for em uma das boas churrascarias da Capital?”, questionou. Segundo Pancinha, é importante que esse parque temático permita a visitação de turistas o ano todo. “Queremos um centro de referência para a Capital”, finalizou. (LO)

PPP – Luiz Braz (PSDB) afirmou que as administrações públicas anunciaram, no passado, que as Parcerias Público-Privadas (PPP) seriam “algo a dar um fôlego para elas e uma melhora em todos os setores da sociedade”. Braz destaca que foram anunciadas como uma espécie de salvação dos governos, mas que praticamente inexistem. “Ficou só no anúncio e tivemos muito pouco das PPPs”, critica. O parlamentar ressalta que esta seria uma das alternativas para que o contribuinte não tivesse de pagar mais impostos. “A sociedade já não aguenta mais aumento de impostos. As PPPs foram uma boa iniciativa para que isto não ocorresse. mas não temos quase nada no Estado”, argumenta. (LO)

TURISMO – Ervino Besson (PDT) apoiou o pronunciamento de João Pancinha (PDT) sobre o Parque Harmonia e disse que Porto Alegre precisa se modernizar para a Copa do Mundo de 2014. “Temos de ter uma cidade à altura para receber este grande evento e acolher os turistas que virão ao nosso Estado”, apontou. Segundo Besson, a Capital está, na área de turismo, muito atrasada. “Temos de trabalhar em conjunto com a sociedade e com os órgãos públicos”, sugeriu. Ele apontou a burocracia como um dos fatores de atraso a essa modernização e citou o exemplo de Novo Hamburgo, que criou uma rota turística na região, com resultados “muito bons”. Besson destaca que esse é um dos grandes desafios da cidade. (LO)

ESCOLA – Aldacir Oliboni (PT) elogiou o secretário de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) Newton Braga Rosa, que negocia pela prefeitura uma área para a escola técnica do bairro Partenon. “Houve uma negociação entre Executivo e governo federal e chegamos ao entendimento que será cedida uma área de 230 mil metros quadrados, com a colocação de uma incubadora e um convênio entre Porto Alegre e a União”, registrou. Segundo ele, a instituição será um novo campus de uma escola técnica na região Leste da cidade e próxima ao Parque Científico da PUC (Tecnopuc). “É uma região que tem uma enorme carência na área da educação. É um projeto estratégico para Porto Alegre”, garantiu Oliboni. (LO)

DENTISTAS - Mário Manfro (PSDB) defendeu melhor qualidade nas políticas de saúde bucal em Porto Alegre. Salientou ser fundamental a contratação de mais dentistas para a rede pública. Explicou que são 327 pessoas para cada dentista. Lembrou que muitas doenças começam pela boca e muitos casos poderiam ser evitados com tratamentos preventivos. Convidou os seus colegas vereadores a se integrarem a ações para a contratação de dentistas, para que a população tenha mais acesso à saúde bucal. "A saúde começa pela boca", lembrou. O vereador ainda convidou para uma reunião no dia 13 de abril, com as participações do Conselho Regional de Odontologia e da Secretaria Municipal da saúde. (VBM)

PRAÇAS - Mauro Pinheiro (PT) criticou a situação de abandono que estavam as praças da Capital e falou do início do trabalho de recuperação. Manifestou preocupação com a terceirização dos serviços da prefeitura. Também falou sobre o trabalho da Cosmam e a mobilização dos moradores da Zona Norte que conseguiram que os recursos provenientes do Termo de Compensação Vegetal ficassem na região. Informou que parte dos recursos foi destinada a uma praça na Vila Safira e cerca de R$ 700 mil para equipar o Parque Chico Mendes com quadras esportivas. Também elogiou o secretário da Smam, Professor Garcia, que colaborou na viabilização das obras.  (VBM)

TROTE - Thiago Duarte (PDT) pediu uma reflexão do plenário e da sociedade sobre os trotes cada vez mais recorrentes no sistema de atendimento de emergência no município. "É triste constatar que mais de 45% dos telefonemas recebidos pelo Samu são ligações fraudulentas e inverídicas", disse. Segundo o vereador, Porto Alegre é a capital com mais trotes registrados pelo Samu no país. "Que sociedade e que país são esses que estamos construindo e deixando pras futuras gerações?", questionou ao apresentar projeto de lei de sua autoria que estabelece multas para linhas telefônicas que efetuarem os trotes. “As sanções serão graves e deverão ser aplciadas pelos órgãos competentes", explicou. (ES)

SAÚDE - Dr. Raul (PMDB) lembrou do esforço do qual participou para a criação do Samu. “Tínhamos apenas a Brigada fazendo das tripas coração e os Anjos, com apenas três ambulâncias.” O vereador disse ainda que a população carente não faz planejamento familiar porque depende basicamente de políticas públicas eficazes. “40% do PIB são impostos, e o que volta pra sociedade vem a conta-gotas”, afirmou. Sobre o programa 1ª Infância Melhor, que trata de crianças com vulnerabilidade social, Dr. Raul defendeu que é preciso transformá-lo em política pública efetiva também em Porto Alegre. O vereador explicou que dos zero aos seis anos se formam os neurônios da criança, que garantem a capacidade de aprendizado. “A criança precisa do atendimento adequado para uma boa formação", encerrou. (CK)

Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)