Plenário

Discursos de Grande Expediente e de Comunicações

Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão plenária desta segunda-feira (30/10) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

ELEIÇÕES I - Carlos Todeschini (PT) disse que a reeleição de Lula “nos dá orgulho e satisfação”, pois demonstra a certeza de que o presidente está conduzindo o país de forma correta. Afirmou que se alguém tinha intenção de “arquivar” o PT, ficou frustrado, pois, segundo ele, o partido saiu vitorioso do processo. Reconheceu também a vitória de Yeda Crusius para o governo do RS. “Desejamos boa sorte para a governadora, mas seremos vigilantes.” Todeschini reclamou das pesquisas de opinião, que “não têm contribuído para a democratização das eleições”. (MM)

ELEIÇÕES II - Luiz Braz (PSDB) elogiou a garra da governadora eleita Yeda Crusius. Observou que ela superou todas as dificuldades que surgiram durante a campanha, inclusive a saída de seu principal marqueteiro. Lembrou que desde o início a candidata teve poucos recursos para a campanha e, mesmo assim, saiu vitoriosa da disputa. Braz defendeu o fim da reeleição e citou como exemplo o programa Bolsa Família, responsável, segundo ele, por milhões de votos recebidos pelo presidente Lula. “São 11 milhões de bolsas. São 11 milhões de cabos eleitorais do candidato à reeleição.” (MM)
 
ELEIÇÕES III – Cassiá Carpes (PTB) alertou para o fato de 25% dos eleitores não terem votado ou terem anulado o voto na eleição nacional. “Por que não votaram? Será por decepção?” Cassiá felicitou Lula e Yeda pela vitória. No caso do presidente, afirmou que a responsabilidade aumenta, pois é preciso corrigir o que ainda está errado. “É necessário gerar empregos e melhorar a economia.” Sobre Yeda, afirmou que povo gaúcho decidiu mudar, optando por uma mulher. “Ela tem sensibilidade e liderança. Pegará o Estado em dificuldades. Este é o momento para ela se consagrar.” (MM)

ELEIÇÕES IV - Sebastião Melo (PMDB) parabenizou todos aqueles que se elegeram e também os que não obtiveram sucesso nas urnas. Afirmou que o fato de mais de 10% dos vereadores da Capital terem sido eleitos para a Assembléia e a Câmara dos Deputados demonstra o reconhecimento do povo gaúcho ao trabalho da CMPA. Defendeu, porém, uma reforma política urgente no país, com financiamento público de campanhas, fidelidade partidária e até voto distrital misto. Melo agradeceu ainda as manifestações de carinho pela recuperação da saúde de seu filho, João Artur. (MM)

ELEIÇÕES V – Margarete Moraes (PT) comemorou a reeleição do presidente Lula. Na sua opinião, o povo brasileiro confirmou a vontade de ampliar os programas sociais do atual governo, como ProUni, Bolsa Família e Luz para Todos e agradeceu pelo aumento do número de empregos formais e o aumento do salário mínimo para 150 dólares. “O povo não aceita mais congelamento de salários, demissões de servidores e privatizações”, afirmou. “Os brasileiros se identificaram com um presidente que tem a cara do povo.” A vereadora felicitou Yeda Crusius pela vitória no Rio Grande do Sul. (CB)

ELEIÇÕES VI – Professor Garcia (PPS) agradeceu aos colegas que apoiaram a candidatura de Yeda Crusius ao governo do Estado. Conforme o vereador, apesar das dificuldades financeiras, Yeda conseguiu vencer porque apresentou propostas concretas, resultando assim na adesão de 14 partidos no segundo turno. “Ela mostrou que terá um novo jeito de governar”, disse. Garcia negou afirmações de que a governadora eleita estaria com câncer e garantiu que Yeda não privatizará o Banrisul. A vereadora também cumprimentou o presidente Lula pela reeleição. (CB)

ELEIÇÕES VII – Neuza Canabarro (PDT)  manifestou satisfação pela vitória de Yeda Crusius no Rio Grande do Sul. “Trata-se de uma inovação; o Estado reelege pela primeira vez uma mulher e economista para enfrentar seus graves problemas”, disse. Neuza ainda afirmou que deseja ao presidente reeleito que consiga “encontrar o caminho a que se propôs”. Segundo a vereadora, a vitória de Lula foi “um voto de confiança muito forte” porque o presidente venceu em meio a denúncias de corrupção. (CB)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Marocco (reg. prof. 6062)