Plenário

Discursos de Lideranças

No período de Lideranças da sessão plenária desta quarta-feira (18/4) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

SAÍDA – Neuza Canabarro (PDT) disse ter orgulho pela dignidade demonstrada por seu partido, que, em reunião do Diretório Estadual realizada na segunda-feira, decidiu sair do governo de Yeda Crusius após a demissão do pedetista Enio Bacci da Secretaria da Segurança. Segundo Neuza, a governadora fez um “aliciamento vergonhoso, uma proposta indecente ao oferecer 400 cargos” para que o PDT mantivesse o apoio a sua gestão. “Nós não precisamos disso, não somos comprados”, afirmou. “Agora Yeda pede que o novo secretário seja invisível, o que prova que não conseguiu aceitar o sucesso do ex-secretário Enio Bacci.” (CB)

PSIQUIATRIA – Dr. Goulart (PTB) apelou aos vereadores para que se unam para impedir a interdição da emergência psiquiátrica do PAM-3. Lembrou que o Cremers e o Simers estiveram no local e constataram a total falta de condições de trabalho no local, que carece de leitos e médicos. Goulart ressaltou que o PAM-3 conta com a única emergência da cidade que atende pelo SUS vítimas de sofrimento psíquico. Afirmou que os vereadores devem se unir para cobrar da governadora Yeda Crusius o pagamento de dívida de R$ 23 milhões para a saúde da Capital. Avaliou que o estado da emergência psiquiátrica do PAM-3 também é conseqüência da lei federal antimanicomial, “que acabou com o Hospital São Pedro e causa ainda mais sofrimento”. (CB)

INSANIDADE - Cláudio Sebenelo (PSDB) disse que o fechamento dos leitos hospitalares para a psiquiatria por conta da lei antimanicomial foi uma insanidade. Observou que a cidade perdeu 800 leitos nos últimos tempos e que o único posto de saúde que atende pacientes com problemas mentais está caindo aos pedaços. "Que se reabra o Hospital São Pedro. Doentes mentais precisam de internação, de tratamento controlado que tem de ser aplicado dentro de um hospital. É uma insanidade achar que Porto Alegre não precisa de leito psiquiátrico." (MAM)

SAMU - Dr. Raul (PMDB) se solidarizou com funcionários do Samu que foram intimidados por policiais federais dentro do Hospital de Pronto Socorro. "Temos que manter a autonomia do Samu, que presta inúmeros serviços à cidade. São médicos competentes, que devem ser elogiados." Sobre a falta de leitos para doentes mentais, defendeu que a reforma psiquiátrica precisa ser revista. Quanto ao posto PAM-3, único que atende doentes mentais na cidade, o vereador afirmou que deve ser melhorado e não interditado. (MAM)

MST - Maristela Maffei (PSB) criticou a imprensa pelo espaço dado na mídia ao Fórum da Liberdade, que, segundo a vereadora, é um tema que não tem incidência sobre a sociedade. Em seguida, Maffei homenageou o Movimento dos Sem Terra e a luta desenvolvida no Brasil contra os latifúndios. A vereadora solicitou um minuto de silêncio em solidariedade às vítimas do conflito de Eldorado dos Carajás, ocorrido no  Pará há 11 anos. Advertiu para o “olhar velado da sociedade e a atitude servil de certos segmentos da Justiça nas suas decisões envolvendo o movimento dos sem-terra. “Se não fosse este movimento organizado (MST), teríamos uma convulsão social, assim como temos assistido às cenas de violência urbana do Rio de Janeiro. (AC)

VIAGEM - Adeli Sell (PT) contestou a importância da viagem do prefeito José Fogaça a Miami, nos Estados Unidos, para participar do Green Fórum 2007. O vereador disse que ficou surpreso ao pesquisar os assuntos que serão debatidos durante o encontro e não encontrou na agenda o tema dos Portais da Cidade, conforme constava no pedido de afastamento. Sobre a possibilidade de fechamento do PAM-3, considerou que existe algo estranho, pois Fogaça teria apresentado um balanço constando os investimentos na área da saúde. “Afinal, se ele diz que seu governo é o que mais investiu na área da saúde, algo está errado.” (RA)

SAÚDE – João Dib (PP) disse que as dificuldades na área da saúde não são de agora. “Não vejo por que o PT ataca como metralhadora giratória”. Lembrou que a dívida do governo do Estado com o Município vem desde Olívio Dutra. Disse também que FHC liberou mais verbas para a saúde do que Lula. “Lula manda menos dinheiro e querem que se faça milagre”. Quanto ao PAM-3, disse que a situação é crítica há tempos. “As dificuldades não foram criadas agora, pois durante 16 anos o governo do PT usou o dinheiro indevidamente”. (RA)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Alexandre Costa (reg.prof. 7587)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)