Discursos em Grande Expediente e Comunicações
Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão plenária desta quinta-feira os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
SAFADEZA - João Dib (PP) disse que a intenção manifestada por muitos eleitores de anular seu voto, votar em branco ou não votar lhe causa preocupação. Dib reconheceu que a safadeza das absolvições de deputados envolvidos no mensalão causa desesperança no eleitorado, mas alertou que se abster de votar só beneficia os piores. Temos de votar e escolher bem. E depois cobrar de quem votamos. Dib informou ainda que receberá dia 1º de junho uma condecoração do governo italiano. (MM)
VIOLÊNCIA - Claudio Sebenelo (PSDB) citou artigo do secretário de Segurança do Paraná na Folha de S. Paulo no qual lista as causas da violência no país. O tráfico de armas e de drogas, os amontoados urbanos e a corrupção, que drena recursos públicos que poderiam ser destinados a programas sociais, foram citados como as maiores geradoras de violência. Sebenelo concordou com a tese do secretário e acrescentou que o país precisa de uma política nacional que gere empregos e renda. Precisamos de desenvolvimento para combater o desemprego, a maior chaga social brasileira. (MM)
AUDITORIO - Margarete Moraes (PT) tratou da transferência de 80% do auditório Araújo Viana à iniciativa privada. Lembrou que a partir da recuperação física, em 1989, houve a democratização do local, aberto à população sem a cobrança de ingressos. Parece que é muito fácil privatizar, passar para o setor privado um patrimônio que é da sociedade porto-alegrense. Margarete entregou à presidência da Câmara pedido de informações assinado pelas bancadas do PT e do PCdoB e solicitou visita da Comissão de Saúde e Meio Ambiente ao auditório, onde constatou detritos de pombos. (AB)
JC- O vereador Elói Guimarães (PTB) registrou os 73 anos do Jornal do Comércio, comemorados nesta quinta-feira (25/5). De acordo com o parlamentar, o jornal é parte da história do Rio Grande do Sul, sempre focado em setores vitais para o desenvolvimento do Estado. Elói destacou ainda a figura da viúva do fundador, Zaida Jarros, que dirigiu o jornal até sua morte. O vereador participou hoje do evento de premiação Destaques do Ano, organizado pelo Jornal do Comércio na Fiergs. (AB)
SAÚDE - Dr Raul (PMDB) pediu apoio dos colegas para aprovação do projeto de sua autoria que trata da criação do Centro de Planejamento Familiar. Destacou a importância da proposta em razão das dificuldades encontradas pela população que busca auxílio nos postos da saúde da cidade. Dr. Raul também manifestou seu desejo de ver concretizada, o mais breve possível, a municipalização do Centro de Saúde Murialdo, que atende a comunidade do bairro Partenon. Os acertos políticos dos quais dependia o processo de municipalização, segundo o parlamentar, já foram encaminhados entre os governos estadual e municipal. (AB)
BENEFICÊNCIA - Dr. Goulart (PDT) manifestou preocupação com a situação do Hospital Beneficência Portuguesa, onde os funcionários paralisaram as atividades por falta de pagamento. Anunciou encontro com o prefeito Fogaça, na manhã desta sexta-feira (26/5), a quem será solicitado aval para empréstimo de R$ 1 milhão junto ao Banrisul. Dr. Goulart informou que o hospital recebe repasse mensal de R$ 350 mil da Prefeitura, que será a garantia de pagamento junto ao banco. O pedetista reclamou que não consegue agenda com o governador Rigotto para tratar do assunto. (AB)
JORNAL - João Dib (PP) destacou a passagem do 73º aniversário de fundação do Jornal do Comércio, em Porto Alegre, festejado em 25 de maio. Dib lembrou que acompanha o Jornal do Comércio há 60 anos, desde quando procurava a gráfica do jornal para imprimir polígrafos que vendia a estudantes. O Jornal do Comércio vem se atualizando e modernizando constantemente, dando satisfação ao leitor de estar bem informado. (CS)
Andréia Bueno (reg. prof. 8148)
Marco Marocco (reg. prof. 6062)
Carlos Scomazon (reg. prof. 7400)