Plenário

Grande Expediente / Comunicações

No período de Grande Expediente e Comunicações da sessão ordinária desta quinta-feira (28/2) os vereadores de Porto Alegre discutiram os seguintes assuntos:

 

 

PLACAS – Ervino Besson (PDT) denunciou o que considera como mais uma irregularidade do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). "Ao ser abordado em uma blitz, fui informado de que a placa de meu veículo estava com problemas no lacre. Em uma vistoria obrigatória, paguei R$ 41,99, e, para minha surpresa, disseram-me que deveria providenciar a confecção de uma placa nova, pois a que tenho consta um 9 que não está de acordo com o Contran". Na opinião de Besson, as resoluções elaboradas pelo órgão deveriam ser menos burocráticas e mais práticas. “Entre vistoria e confecção de uma placa o cidadão gasta quase R$ 100,00”, ressaltou. "É preciso formar uma comissão para discutir e levar aos deputados federais mais esse problema", disse.(RT)

DROGAS - DJ Cassiá Gomes (PTB) abordou novamente questões ligadas às drogas. "Eu tenho a informação, por conta de minha participação em comunidades carentes, de uma droga que está se alastrando e matando muitos jovens: o crack". O vereador observou que a recuperação, nesse caso, tem um alto custo. "Eu pergunto: há algum projeto do governo para recuperar o nosso jovem, a nossa criança? Não há, e a prova está aí", criticou. O vereador reforçou que o problema aumenta por falta de educação. "Não há investimentos na educação e na cultura nas nossas comunidades." (TG)

ITBI - Bernardino Vendruscolo (PMDB) mostrou o resultado dos últimos 24 meses do projeto de parcelamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). "São resultados altamente positivos", reforçou. Vendruscolo fez um apelo para que o projeto seja melhor divulgado. "Se não tivessemos o parcelamento, não chegaríamos a tanto. Muitas pessoas foram beneficiadas e muitas mais teriam sido se esse projeto tivesse um pouco mais de divulgação". O vereador elogiou o desempenho da adminstração Fogaça na Capital. "Tem sido feito um trabalho maravilhoso. Só apelo ao prefeito que divulgue esse projeto". (TG)

OBRAS - João Carlos Nedel (PP) destacou o deslocamento da Vila Dique e de parte da Vila Nazaré para os arredores do Porto Seco. "Estive lá e pude constatar o andamento das obras que preparam o lugar para construção de 1.500 moradias. Vi inúmeras máquinas trabalhando, tentando acelerar a solução de um problema histórico em Porto Alegre". O vereador garantiu ainda que essa transposição resultará na expansão do aeroporto, das exportações e do turismo. "É uma boa notícia", concluiu. (TG)

CUBA - Margarete Moraes (PT) criticou o fechamento de escolas na Capital, citando como exemplo a Escola Estadual Argentina. "Diz-se que a criança é o futuro. Mas a criança também é o presente, e quer soluções hoje". A vereadora ainda lembrou dos feitos políticos de Fidel Castro, que renunciou à presidência de Cuba após 49 anos. "Fidel realizou o sonho de uma geração de esquerda. Nós, do PT, queremos demonstrar a nossa solidariedade, o nosso apoio contra o bloqueio econômico e o nosso respeito quanto a soberania e determinação dos povos". (TG)

TRÂNSITO - Ervino Besson (PDT) defendeu a retomada de um discussão profunda do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo é evitar as constantes confusões com suas regras e erros, como a duplicidade de placas, a exigência de decalque nos capacetes de motociclistas e de kit de primeiros-socorros. Também criticou o valor para vistorias e emplacamentos. Disse o vereador que os equívocos referentes ao CTB são "uma agressão à população por também criarem problemas para os funcionários ligados ao setor que ouvem todo tipo de reclamação". (CB)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Taidje Gut (reg. prof. 13614)