Plenário

Grande Expediente e Comunicações

Nos períodos de Grande Expediente e Comunicações da sessão desta quinta-feira (24/4), os vereadores trataram dos seguintes temas:

COMISSÃO – Guilherme Barbosa (PT) comentou que, na reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), realizada na manhã desta quinta-feira, estranhou a ausência de representantes do Dmae e Demhab. Na opinião dele,  esses órgãos deveriam ter justificado suas ausências. A ausência, segundo Guilherme Barbosa, é um desrespeito em relação à Comissão e às comunidades que a procuram para solucionar seus problemas. O vereador entende que essas atitudes devem ser reavaliadas e cobradas das secretarias para que possam dar encaminhamento às suas reivindicações. (RT)

REVITALIZAÇÃO – Mauro Zacher (PDT) lembrou que a região do 4º Distrito está em processo de revitalização. Inicialmente, disse, seis bairros formavam o 4º Distrito e, hoje, mais dois o integram - Humaitá e Farrapos -, com uma população de aproximadamente 90 mil habitantes. A região, lembrou o vereador, liga os  principais acessos da cidade, tornando-se um cartão de visitas para quem chega. Ressaltou também que a criação da 3ª Delegacia de Polícia foi possível com a colaboração de empresários que reformaram e mobiliaram um prédio público abandonado. Zacher destacou, entre as obras do Governo Fogaça, a conclusão da Terceira Perimetral, a entrega do Conduto Forçado Álvaro Chaves e o Viaduto Leonel Brizola. (RT)

PDDUA – Nereu D’Avila (PDT) prestou esclarecimentos sobre os trabalhos da Comissão Especial para Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), que ele preside. A Comissão, relatou, começou a funcionar em novembro de 2007 e é formada por 12 vereadores e cinco sub-relatorias, tendo realizado até hoje 30 reuniões. A proposta, diz ele, prevê a alteração de 50% do PDDUA, beneficiando o planejamento da Cidade. O vereador disse que a intenção da Comissão é concluir todas as etapas da revisão do PDDUA até 30 de junho, já com a votação em plenário. Caso não seja possível cumprir esse prazo, teme que o trabalho seja prejudicado pelo início do período eleitoral. (RT)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)