Plenário

Grande Expediente e Comunicações

Dr. Raul Foto: Maria Helena Sponchiado
Dr. Raul Foto: Maria Helena Sponchiado

Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão plenária de hoje (12/4) da Câmara Municipal de Porto Alegre os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

CAMELÓDROMO - Sofia Cavedon (PT) acusou a Prefeitura de tratar os camelôs com rigor, despejando os que não pagaram aluguel, e, ao mesmo tempo, deixar a empresa Verdicon, que administra o camelódromo, completamente livre para atuar. "Trata-se de uma concessão pública e, portanto, tem de ser fiscalizada pela Prefeitura." Para a vereadora, o shopping tem de servir aos camelôs e não para enriquecer ilicitamente os donos de uma empresa sobre a qual pairam muitas suspeitas. (MAM)

COOPERATIVAS - Adeli Sell (PT) atacou a atuação de cooperativas de trabalho que prestam serviços terceirzados para órgãos públicos do município. Reiterou que muitas destas organizações são picaretas que exploram trabalhadores e muitas vezes deixam inclusive de pagar os salários. Na avaliação de Adeli, a relação da Prefeitura com estas cooperativas mancha a administração pública. "As tercerizações hoje, em todo o país, são grotescas." (MAM)

CHARRUAS - Carlos Todeschini (PT) considera que o prefeito José Fortunati está iniciando uma nova gestão em Porto Alegre. Relatou que a comunidade charrua, em Porto Alegre, tem carências de saneamento muito graves, especialmente de abastecimento de água. "A aldeia utiliza água de péssima qualidade, as crianças estão doentes. O governo tem obrigação de garantir o atendimento, universalizar o abastecimento de água." Segundo ele, a Funasa enviou ofício à prefeitura solicitando a extensão da rede de água. (CS)

CONFIANÇA - DJ Cassiá (PTB) voltou a agradecer o voto de confiança do prefeito José Fortunati em indicá-lo para a vice-liderança do governo na Cãmara. Elogiou Adeli Sell (PT) por não ter receio de parabenizar o trabalho da secretária municipal de Educação, Cleci Jurach, e destacou que o governo Fogaça "fez uma revolução" em educação infantil. "O governo que se preocupa com educação se preocupa com o desenvolvimento de seu povo." Também elogiou ex-secretário da Smov, Mauricio Dziedricki (PTB), por ter reforçado a iluminação da Restinga. (CS)

SAÚDE - Dr. Raul (PMDB) destacou ter sido convidado para fazer a abertura do 1 Seminário Municipal de Planejamento Familiar, em Porto Alegre, promovido pelo Centro de Planejamento Familiar do Hospital Presidente Vargas. lembrou que centenas de pessoas são atendidas no HPV e lembrou que planejamento familiar também pressupõe respeito ao meio ambiente, mais educação, saúde, moradia e inclusão social. Elogiou ainda a SMS por ter procurado uma dinãmica que atenda a lei que prevê o agendamento por telefone, facilitando a vida das pessoas. (CS)

SAÚDE II - Dr. Thiago Duarte (PDT) salientou que o Centro de Planejamento Familiar do HPV foi o embrião da discussão sobre planejamento familiar em Porto Alegre. "A questão transpassa a área da saúde. A discussão envolve políticas de estado sobre o tema." Segundo Dr. Thiago, o controle social exercido pelo Conselho Municipal de Saúde poderá contribuir na construção de políticas municipais de planejamento familiar. Também saudou o aniversário da Associação Gaúcha dos Peritos Legistas, que inaugurou sala com o nome do cirurgião-dentista José Sibemberg. (CS)

ADMINISTRAÇÃO - Maurício Dziedricki (PTB) disse que a experiência de gestionar a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) em Porto Alegre foi muito gratificante. "Conseguimos tratar de temas tocantes para a cidade como as pavimentações e a iluminação pública", reiterou. Segundo ele, um novo cenário de iluminação foi implantado na cidade, com melhorias e avanços. "A cidade precisa crescer com sustentabilidade e austeridade na administração pública. Porto Alegre precisa ser desenvolvida com qualidade de vida", frisou. (ES)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)