Plenário

Grande Expediente e Lideranças

SAÚDE – Aldacir Oliboni (PT) denunciou o agravamento de problemas na área da saúde em Porto Alegre em 2008. "O prefeito reeleito prometeu duplicar os postos de saúde da família (PSF), mas ainda não vimos isso sendo feito", disse. Conforme Oliboni, há 1 milhão e 400 mil habitantes na Capital e é preciso garantir que todas as regiões sejam atendidas por PSFs. Segundo ele, algumas regiões são mais sofridas que outras. “Ainda existem sete unidades de saúde na região Leste que não foram municipalizadas”, afirmou. Oliboni disse ainda que, segundo denúncias, as unidades de saúde e os usuários não estão conseguindo acessar a central telefônica de marcação de consultas. “Queremos saber o que o Executivo está fazendo sobre essas questões; o secretário municipal de Saúde da gestão anterior foi convocado oito vezes para vir à Câmara e nunca veio”, declarou. (CK)

PONTAL – Maria Celeste (PT) lembrou o projeto do ex-prefeito Tarso Genro que propunha a revitalização da região do Estaleiro Só, local para o qual hoje se discute a construção do Pontal do Estaleiro. “O prefeito Tarso tratava aquela área como estritamente comercial, e o vereador João Dib (PP), na época, propôs emenda ao projeto que a transformava em área mista, para uso comercial e residencial”, afirmou. Segundo a vereadora, o PT quer debater o Pontal na Comissão que discute o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA). “Queremos que a orla seja debatida como um todo", declarou. "Nós do PT somos coerentes, já votamos contra o Pontal e hoje votaremos pela manutenção do veto do prefeito Fogaça.” (CK)

DESMENTIDO - João Antônio Dib (PP) disse que a manifestação de Maria Celeste (PT) - sobre emenda de sua autoria apresentada em 2001 ao Plano Diretor - é incoerente e errada. Dib informou que sua emenda, ao contrário do afirmado pela vereadora, determinava que a área do Estaleiro Só fosse explorada, exclusivamente, por empreendimentos comerciais, negando a possibilidade de construção de residências. "O tempo passou, e hoje tenho uma posição diferente, pois não sou dono da verdade", disse. Dib ainda lembrou que o projeto do Pontal do Estaleiro foi aprovado na Câmara após discussão com a sociedade, ocorrida em audiência pública que durou seis horas e na qual muitos moradores da Zona Sul manifestaram-se a favor da proposta. (CB)

SUPLÊNCIA - Paulo Marques (PMDB) agradeceu a oportunidade de assumir na Câmara Municipal como suplente no lugar do vereador Sebastião Melo. "Queremos dar continuidade a um projeto empreendedor e desenvolvimentista consolidado pelas urnas", defendeu. Segundo Marques, enquanto vereador terá a responsabilidade de honrar os princípios éticos de um homem público comprometido com as causas sociais. "A Câmara Municipal poderá contar com minha luta por menos impostos, mais vagas no mercado de trabalho e elaboração de projetos que coibam o abandono social", afirmou. (ES)

Carla Kunze (reg. prof. 13.515)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)