Plenário

Lideranças

Nos discursos de Lideranças foram tratados hoje (22/9) os seguintes temas:

SEGURANÇA - Ervino Besson (PDT) citou caso de assalto a um pequeno comerciante em Porto Alegre como exemplo da falta de segurança na cidade. "Como não conseguiram abrir a caixa registradora para retirar o dinheiro, os marginais arrancaram a máquina, colocaram embaixo do braço e saíram a pé." Besson disse que instituições como a Câmara e a Assembléia têm de dar sua parcela de contribuição para buscar soluções para a falta de segurança. (MAM)

HOMENAGEM - Dr. Raul (PMDB) homenageou o 45 anos de existência do Clube de Futebol Amador Safurfa (Sociedade Amigos e Furões de Festinhas de Aniversários) de Porto Alegre. De acordo com o vereador, o time, formado por moradores do Bairro Auxiliadora, tornou-se uma das principais equipes de futebol de várzea da cidade. “Foram momentos inesquecíveis. Aprendemos a cultivar amizades verdadeiras preservando-as até hoje”, registrou ao citar nomes de amigos, parceiros, técnicos e jogadores de futebol que marcaram a época. (ES)

SEGURANÇA -  Alceu Brasinha (PTB) elogiou trabalho da Brigada Militar (BM). Conforme o vereador, o comandante da BM, coronel Mendes está fazendo um bom trabalho na cidade. "Agora encontram-se viaturas circulando e sempre que se necessita de um atendimento este é feito de forma rápida". Outra ação realizada pela BM, lembrou o vereador, são as blitzes  nas saídas da cidade ,evitando que carros roubados saiam para outra localidade. "A população está satisfeita com as ações da BM". (RT)

CULTURA – João Dib (PP) afirmou que a secretária Estadual da Cultura, Mônica Leal, está realizando um trabalho muito sério para que a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) não desapareça. "A secretária está verificando todos os contratos irregulares ou fraudados para que haja uma punição severa". Atualmente, como lembrou o vereador, o controle dos contratos é feito on-line entre as secretarias, dando mais segurança e garantia. "Essa é uma maneira encontrada pela secretária de Cultura para que as pessoas sérias e que querem trabalhar continuem exercendo suas atividades". (RT)

SEGURANÇA II – Conforme Carlos Todeschini (PT), segurança é um dos três assuntos que a cidade discute. Todeschini disse ser contrário à opinião de Alceu Brasinha com relação a atuação da BM. “Não podemos ter soluções simplórias, precisamos de ações imediatas”.  O vereador lembrou que em 2007 a Câmara aprovou a Lei de Áreas Integradas de Segurança: "que cria uma série de organismos para que a paz social seja uma estratégia de governo, com mecanismos eficazes e minimizando as ações de criminalidade e violência que cada dia é maior". (RT)

SEGURANÇA III – Adeli Sell (PT) disse que na Lomba do Pinheiro a situação da segurança é gravíssima: "Roubos são praticados sistematicamente e as pessoas não conseguem um atendimento da BM". Segundo Adeli, problemas como falta de iluminação pública, carros que não funcionam, e falta de efetivo trazem insegurança para a população, além da falta de atendimento quando solicitado. "É preciso que a BM tenha uma maior agilidade, só assim as pessoas poderão se sentir mais seguras", disse.(RT)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)