Plenário

Lideranças

Na sessão plenária desta quarta-feira (3/1) os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos:

LIDERANÇA - Adeli Sell (PT) se despediu da Liderança de seu partido, que a partir de amanhã será ocupada pela vereadora Margarete Moraes (PT). Disse que foi um privilégio ter liderado a bancada da sigla e prometeu manter o espírito combativo que caracterizou sua ação como líder do PT. "Sou um homem do povo e vou continuar ao lado do povo, independente de quem estiver no governo." (MAM)

ACORDO - Elói Guimarães (PT) destacou o cumprimento "à risca" do acordo firmado entre os partidos no começo desta legislatura para o rodízio na administração da Casa. Lembrou das dificuldades que enfrentou no ano que presidiu a Casa. "Tivemos que sustentar uma folha de 41 vereadores e a alteração nas despesas com a previdência. Foi um ano duro de administrar." Acrescentou que a Casa que está sempre disposta a cumprir sua função cidadã e republicana." (MAM)

ELOGIOS - Ervino Besson (PDT) elogiou o trabalho da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal durante os feriadões de Natal e de Ano-Novo. Observou que o trabalho da BM no litoral foi exemplar, assim como a atuação da PRF nas estradas. "É elogiável o preparo e o trabalho dos servidores destas corporações." Ervino também parabenizou a Mesa Diretora da Câmara pela atuação em 2007. (MAM)

CPMF - José Ismael Heinen (DEM) observou que o ano se encerra com duas vitórias de seu partido em benefício do povo brasileiro. "Os Democratas acabaram com o troca-troca de partidos e com a CPMF." Disse não acreditar que faltará dinheiro para a saúde com o fim da contribuição, pois "a Constituição garante o dinheiro para a saúde, com ou sem CPMF". (MAM)

MORTES - Cláudio Sebenelo (PSDB) destacou que há um clamor nacional para o fim do que ele classificou como uma “matança enlouquecida nos finais de semana. Uma verdadeira insanidade que são os acidentes com fogos de artifício, que levaram à morte uma senhora pelo estouro de um rojão”. Ele ressaltou também que a tragédia no trânsito transformou-se em grandes perdas. “Despreparo, imprudência e bebida são fatores decisivos. Quando falo em restrição da venda de bebidas alcoólicas, alguns vereadores são contra, dizendo que se perderá empregos, enquanto continuamos perdendo vidas.” (LO)

BALANÇO - João Antônio Dib (PP) ressaltou que em 2007 a Câmara trabalhou muito, com produção de coisas boas, atendendo o Executivo, vereadores e cidadãos. “Demos nomes de ruas, que muitos consideram não ser importante, mas são sim. Espero que em 2008 as nossas ruas sejam identificadas, pois muitas receberam nomes e não estão identificadas.” Dib também informou que a bancada do PP esteve sempre presente nos “momentos importantes do Legislativo”. Destacou a economia que a Casa fez em 2007, de mais de R$ 1 milhão, e que só o seu gabinete foi responsável por mais de R$ 60 mil. (LO)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)