Plenário

Lideranças

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas em tempo de Liderança da sessão desta quarta-feira (26/9):

APAGÃO – José Ismael Heinen (Dem) disse que estava triste pelo desfecho da CPI do Apagão Aéreo, cujo relator, deputado Marco Maia (PT-RS), resolveu não indiciar nenhum ex-diretor da Agência Nacional de Aviação Comercial (Anac). Segundo o vereador, trata-se de mais uma história triste de “impunidade total” que piora a imagem do Congresso. Heinen lembrou que o caos aéreo provocou os acidentes com aviões da Gol e da TAM, nos quais morreram mais de 300 pessoas. Disse ainda que está na hora de o ministro da Defesa, Nelson Jobim, assumir de fato sua função. (CB)

BALANÇO – Adeli Sell (PT) cobrou da bancada da situação na Câmara Municipal uma análise dos mil dias do governo do prefeito Fogaça. Segundo ele, o PT já expôs publicamente sua avaliação da atual administração, “marcada por incompetência, autoritarismo, atrasos nos ônibus e buraqueira”. Adeli disse que a oposição está pronta para fazer o debate. Também cobrou a atuação dos órgãos da prefeitura nas ilhas do Guaíba, que estão alagadas. Anunciou que solicitará à presidenta da Casa, Maria Celeste (PT), a formação de uma comissão para visitar as ilhas. (CB)

BALANÇO II – Luiz Braz (PSDB) afirmou que a bancada de oposição é injusta ao fazer cobranças que não levam em consideração o que o prefeito José Fogaça tem feito. Braz citou o início das obras do camelódromo, que, conforme o vereador, por si só modificará o Centro. Segundo Braz, a preocupação da Câmara agora deveria ser com o projeto de revisão do Plano Diretor. “Sopraram-me no ouvido que a intenção é devolver o projeto ao Executivo, o que seria um ato político para dar a impressão de que o projeto está tão malfeito que precisa ser totalmente corrigido”, lamentou. (CB)

ABORTO – Maristela Maffei (PCdoB) informou que nesta quinta-feira (27/9) a União Nacional dos Estudantes (UNE) fará o lançamento oficial da campanha nacional em defesa da legalização do aborto. "O tema é de relevância, pois a continuidade ou não de uma gravidez indesejada deve ser decidida pela gestante e não pela Justiça. A mortalidade de mulheres que realizam aborto clandestino é grande, e, para que ele não seja a quarta causa de óbito, precisamos lutar pela legalização”, afirmou. De acordo com Maristela, a UNE manterá um luta permanente nessa causa. (RT)

ENSINO – Haroldo de Souza (PMDB) lamentou que as escolas ensinem somente “a matéria de história antiga”. Na sua opinião, as crianças deveriam aprender também história atual, só assim saberiam o que está ocorrendo no país. Sua proposta é incluir, no currículo escolar, a disciplina de História Atual, para que os futuros eleitores saibam em quem votar e qual a proposta dos candidatos. (RT)

HABITAÇÃO – Nilo Santos (PTB) elogiou a ação do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) por ter concedido moradias dignas à comunidade da Rua Cristiano Kraemer. Segundo ele, o Demhab está desempenhando seu trabalho de maneira correta com relação à habitação no município. “Muitas casas foram entregues, e a população está satisfeita”, garantiu. Com relação às ilhas que estão sofrendo com as cheias, Nilo concorda ser preciso melhorar as condições de habitabilidade. “Temos de resolver o problema e não só prometer.” (RT)

GOVERNO – Ervino Besson (PDT) lembrou que os dois primeiros anos do governo Fogaça foram de recuperação financeira e da credibilidade. “Hoje,  próximo dos mil dias, temos trabalhos a serem lembrados, como o distrito industrial da Restinga, que é uma realidade, a construção do camelódromo da Praça Rui Barbosa, a recuperação do Posto de Saúde da Vila dos Comerciários, que hoje está em condições de uso, e as creches que foram recuperadas”, citou. (RT)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Tubino Pereira (reg.prof. 5607)