Lideranças
Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas em tempo de Liderança da sessão desta quarta-feira (26/9):
APAGÃO José Ismael Heinen (Dem) disse que estava triste pelo desfecho da CPI do Apagão Aéreo, cujo relator, deputado Marco Maia (PT-RS), resolveu não indiciar nenhum ex-diretor da Agência Nacional de Aviação Comercial (Anac). Segundo o vereador, trata-se de mais uma história triste de impunidade total que piora a imagem do Congresso. Heinen lembrou que o caos aéreo provocou os acidentes com aviões da Gol e da TAM, nos quais morreram mais de 300 pessoas. Disse ainda que está na hora de o ministro da Defesa, Nelson Jobim, assumir de fato sua função. (CB)
BALANÇO Adeli Sell (PT) cobrou da bancada da situação na Câmara Municipal uma análise dos mil dias do governo do prefeito Fogaça. Segundo ele, o PT já expôs publicamente sua avaliação da atual administração, marcada por incompetência, autoritarismo, atrasos nos ônibus e buraqueira. Adeli disse que a oposição está pronta para fazer o debate. Também cobrou a atuação dos órgãos da prefeitura nas ilhas do Guaíba, que estão alagadas. Anunciou que solicitará à presidenta da Casa, Maria Celeste (PT), a formação de uma comissão para visitar as ilhas. (CB)
BALANÇO II Luiz Braz (PSDB) afirmou que a bancada de oposição é injusta ao fazer cobranças que não levam em consideração o que o prefeito José Fogaça tem feito. Braz citou o início das obras do camelódromo, que, conforme o vereador, por si só modificará o Centro. Segundo Braz, a preocupação da Câmara agora deveria ser com o projeto de revisão do Plano Diretor. Sopraram-me no ouvido que a intenção é devolver o projeto ao Executivo, o que seria um ato político para dar a impressão de que o projeto está tão malfeito que precisa ser totalmente corrigido, lamentou. (CB)
ABORTO Maristela Maffei (PCdoB) informou que nesta quinta-feira (27/9) a União Nacional dos Estudantes (UNE) fará o lançamento oficial da campanha nacional em defesa da legalização do aborto. "O tema é de relevância, pois a continuidade ou não de uma gravidez indesejada deve ser decidida pela gestante e não pela Justiça. A mortalidade de mulheres que realizam aborto clandestino é grande, e, para que ele não seja a quarta causa de óbito, precisamos lutar pela legalização, afirmou. De acordo com Maristela, a UNE manterá um luta permanente nessa causa. (RT)
ENSINO Haroldo de Souza (PMDB) lamentou que as escolas ensinem somente a matéria de história antiga. Na sua opinião, as crianças deveriam aprender também história atual, só assim saberiam o que está ocorrendo no país. Sua proposta é incluir, no currículo escolar, a disciplina de História Atual, para que os futuros eleitores saibam em quem votar e qual a proposta dos candidatos. (RT)
HABITAÇÃO Nilo Santos (PTB) elogiou a ação do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) por ter concedido moradias dignas à comunidade da Rua Cristiano Kraemer. Segundo ele, o Demhab está desempenhando seu trabalho de maneira correta com relação à habitação no município. Muitas casas foram entregues, e a população está satisfeita, garantiu. Com relação às ilhas que estão sofrendo com as cheias, Nilo concorda ser preciso melhorar as condições de habitabilidade. Temos de resolver o problema e não só prometer. (RT)
GOVERNO Ervino Besson (PDT) lembrou que os dois primeiros anos do governo Fogaça foram de recuperação financeira e da credibilidade. Hoje, próximo dos mil dias, temos trabalhos a serem lembrados, como o distrito industrial da Restinga, que é uma realidade, a construção do camelódromo da Praça Rui Barbosa, a recuperação do Posto de Saúde da Vila dos Comerciários, que hoje está em condições de uso, e as creches que foram recuperadas, citou. (RT)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Tubino Pereira (reg.prof. 5607)