Plenário

Projeto prevê licença a servidor por morte de animal de estimação

Vereador Rodrigo Maroni. Foto: Leonardo Contursi/CMPA
Vereador Rodrigo Maroni. Foto: Leonardo Contursi/CMPA (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei de autoria do vereador Rodrigo Maroni (PR) que visa incluir no Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Porto Alegre o falecimento de animal de estimação, microchipado e cadastrado na Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) no rol de licenças de afastamentos considerados de efetivo exercício a que o funcionário tem direito. Maroni defende que, após a morte do animal de estimação, seu dono servidor tem o direito a licença de um dia de trabalho.

“A proposta objetiva contemplar a necessidade premente de recolhimento que o dono do animal tem após seu falecimento. Preconizo a valorização da relação entre o ser humano e o animal de estimação, tido muitas vezes como membro da família", afirma.

De acordo com a proposição, serão abarcados animais devidamente cadastrados e microchipados na Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda). “Desta forma, vamos estimular a microchipagem e o cadastramento dos animais neste município, pois só terá direito ao dia de luto pela perda do animal quem estiver com o seu animal devidamente cadastrado de forma atualizada”, conclui.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)