Plenário

Pronunciamentos em Lideranças

Os seguintes temas foram abordados pelos vereadores no período de Lideranças na sessão desta segunda-feira (7/5):

HOMENAGEM - O vereador José Ismael Heinen lembrou ter apresentado projeto para homenagear os soldados brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial, aos quais considera “legítimos filhos desta terra”. Heinen disse que os soldados brasileiros foram lutar em nome da democracia e com objetivo de levar a paz ao mundo. O vereador demonstrou descontentamento pelo fato do projeto ter sido rejeitado “por suposta inconstitucionalidade”. Explicou que o projeto se constitui em homenagem a 21 soldados que foram à Itália e que a forma de serem lembrados seria através do plantio do mesmo números de árvores, no Parque Farroupilha. “Fiquei espantado com a rejeição do projeto, este projeto não teria custo algum ao Município.” (AC)

BAR – Maria Luiza (PTB) usou a tribuna para homenagear o centenário do Bar Naval, que fica localizado no tradicional Mercado Público do centro de Porto Alegre. Segundo a parlamentar, o bar faz parte da história da cidade. “Por ali já passaram grande nomes que fizeram a história, não só da cidade mas do Estado”, ressaltou. Disse também que o botequim é considerado um patrimônio de Porto Alegre e que os primeiros freqüentadores eram os boêmios e marinheiros, por ficar localizado em uma área portuária. Hoje, segundo Maria Luiza, além dos boêmios, outras pessoas freqüentam o bar como lazer nos finais de tarde. (RT)

PARTICIPAÇÃO – Adeli Sell (PT) questionou a ausência do prefeito José Fogaça nas três últimas reuniões do Orçamento Participativo (OP). “Na nossa gestão, o prefeito era o primeiro a chegar e o último a sair”, garantiu. Adeli lembrou que, em uma dessas reuniões, foi tratado do tema habitação, um dos mais importantes para a cidade. O vereador ainda questionou o valor dos investimentos divulgados pelo Executivo. Quis saber se são os R$ 78 milhões divulgados em um jornal ou os R$ 111 milhões apresentados na Câmara. Também contestou as condições dos ônibus da Carris e realizações citadas pelo governo municipal como a construção de casas populares com verba federal e da Creche Castelo, que, conforme Adeli, foi somente terminada na atual gestão. (CB)

CARRIS – Clênia Maranhão (PPS) lembrou que a Carris foi agraciada, pela oitava vez, com o Prêmio Top of Mind e que a empresa foi aprimorada no governo de José Fogaça. Clênia destacou três grandes iniciativas do Executivo: a construção do Conduto Forçado Álvaro Chaves, contra os alagamentos, que está com 90% das obras concluídas; o programa Entrada da Cidade, que já beneficiou 3.200 famílias com moradia; e o programa Socioambiental, que, segundo Clênia, foi usado eleitoralmente nas gestões anteriores. Conforme a vereadora, como o governo anterior não pagava suas contas, não conseguiu crédito no Banco Mundial para executar a obra. (CB)

Alexandre Costa (reg.prof 7587)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)