Sessão extraordinária / Lideranças
No período de Lideranças da sessão extraordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre desta quarta-feira (4/12), os parlamentares da Capital abordaram os seguintes tópicos:
DEFICIÊNCIA - Cláudio Janta (Solidariedade), em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, falou sobre as dificuldades das famílias atípicas e os desafios para efetivar a inclusão das crianças autistas. “Por que não se executa, de fato, a inclusão? Por que essas pessoas não podem ser incluídas? Por que só se fala dos grandes gênios, mas não se fala do dia a dia das mães e pais de uma criança atípica? As dificuldades de inclusão na escola, na alimentação… Por que não se fala disso?”, questionou. (TP)
DESPEDIDA - Adeli Sell (PT) fez um discurso de despedida, agradecendo aos eleitores pela confiança e aos vereadores pelas trocas de ideias em prol da Capital. “Podem ter a certeza absoluta, mesmo fora do parlamento no ano que vem, sempre estarei à disposição para as boas coisas que se possa fazer pelo bem da cidade de Porto Alegre.” Ele também pediu que suas pautas sejam mantidas pelos próximos parlamentares: “Estamos trocando ideias com alguns colegas sobre projetos de nossa autoria que não chegarão a conclusão plena neste ano, para discutir e repassar para os que tenham interesse nas questões que eu tenho defendido há mais de 20 anos na Câmara”. (RR)
MANDATO - Giovani Culau e Coletivo (PCdoB) fez um balanço de sua atuação ao longo da legislatura. Ele destacou emendas parlamentares destinadas para saúde e educação, e, em especial, a aprovação da emenda que destina R$ 300 mil para a Defesa Civil em situações emergenciais. “É uma preocupação enorme do nosso mandato construir uma cidade mais resiliente, adaptada para a nova realidade climática, para que nosso povo não sofra como nos últimos anos”. O vereador também reforçou a necessidade de políticas públicas voltadas para o combate e o tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). (BPA)